Carro elétrico popular da Stellantis terá produção ainda em 2024 na Europa
Leapmotor T03 já foi flagrado em testes no Brasil e deve chegar em 2025 para encarar BYD Dolphin Mini
A Stellantis e sua parceira chinesa Leapmotor preveem iniciar a montagem do carro elétrico compacto T03 na Polônia ainda no quarto trimestre de 2024. O modelo será montado a partir de kits importados da China, permitindo à Leapmotor evitar tarifas de importação da União Europeia. A joint venture entre as duas empresas, conhecida como Leapmotor International, visa expandir suas operações internacionais em meio à forte concorrência no setor.
A parceria também tem planos de expansão global. A Stellantis anunciou a chegada da Leapmotor ao Brasil e à América do Sul no início de 2025, marcando uma nova fase de sua estratégia para ampliar o portfólio de veículos elétricos na região. A marca chinesa será gerenciada por Fernando Varela, vice-presidente da Região Andina e América Central da Stellantis, que assumirá, de forma cumulativa, a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul.
Produção do T03 na Polônia
A Leapmotor International já começou a entregar veículos elétricos para o mercado europeu e se prepara para aumentar sua presença com o início da montagem do T03 em Tychy, Polônia.
De acordo com o CEO da joint venture, Tianshu Xin, a produção está em fase de preparação e deve começar oficialmente no quarto trimestre de 2024. A montagem a partir de kits vindos da China foi escolhida como estratégia para evitar possíveis tarifas sobre veículos fabricados na China e vendidos na Europa, com uma decisão final sobre as tarifas esperada para os próximos dias.
Além do T03, a Leapmotor também está finalizando a distribuição do modelo C10, um SUV elétrico com porte de Jeep Commander, que será lançado em breve. Embora a produção do C10 em solo europeu ainda não tenha sido decidida, ambos os modelos, T03 e C10, foram oficialmente lançados na Itália em setembro, com preços competitivos: €18.900 para o T03 (aproximadamente R$ 99.000) e €36.400 para o C10 (cerca de R$ 190.000).
Chegada ao Brasil e América do Sul
A chegada da Leapmotor ao Brasil representa um passo importante para a Stellantis, que busca aumentar sua oferta de veículos elétricos na América do Sul. A expertise da Leapmotor no desenvolvimento de EVs, aliada à vasta experiência da Stellantis no mercado automotivo da região, promete criar uma alternativa competitiva às gigantes chinesas já estabelecidas, como BYD e GWM.
Galeria: Modelos Leapmotor - Loja na China
Ainda não foram confirmados os modelos que a Leapmotor trará ao Brasil, mas especula-se que o C10 e o T03 sejam os primeiros a serem lançados. Ambos os veículos já foram vistos em testes na cidade de Betim, Minas Gerais, onde está localizada a fábrica da Fiat, uma das principais subsidiárias da Stellantis na região.
Para apoiar a entrada da marca no Brasil, a Leapmotor está desenvolvendo uma rede de concessionárias e lançou um hotsite onde os consumidores poderão acompanhar as novidades da marca, explorar os modelos que serão disponibilizados e localizar os pontos de venda.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carlos Tavares renuncia ao cargo de CEO da Stellantis após divergências
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Stellantis deve lançar novos compactos elétricos até o fim da década
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Teste Chevrolet Blazer EV: Elétrico de vanguarda ofuscado pelo preço
Stellantis prioriza produção de carros elétricos para cumprir metas de CO2