page ad skin

Ford Ranger adaptada para o hidrogênio será vendida por startup

É o resultado do trabalho de uma empresa australiana de veículos de células de combustível chamada H2X

H2X Warrego

H2X Global é uma nova startup sediada na Austrália, cujo objetivo é desenvolver veículos elétricos equipados com células de combustível de hidrogênio. Após seu estabelecimento, há mais de um ano, a empresa anuncia seu primeiro modelo, que é baseado na Ford Ranger e inicialmente não tinha planos de produção - seria apenas um veículo de testes.

No entanto, de acordo com o que foi apurado pelo carsales.com.au, a H2X tinha interesse de um cliente em sua Ranger convertida e agora quer iniciar a produção com uma grande injeção de fundos da Liberty Energy Capital, uma empresa australiana focada em energia renovável.

Galeria: H2X Warrego

O veículo baseado na picape Ford Ranger se chamará Warrego e, embora não seja produzido em série, as empresas poderão encomendar até cinco exemplares. E o plano é não limitar as vendas para a Austrália, mas também expandir para outros mercados como a Europa, onde relata-se haver compradores de cinco países (presumivelmente países onde já existe uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio).

A modelo a célula de combustível do H2X Warrego fornece até 70 kW de potência constante, tem capacidade de carga útil de até 1.500 kg e estará disponível com todos os estilos de carroceria oferecidos com a Ranger, bem como tração nas duas ou quatro rodas. Vale destacar, porém, que a Ford não tem nenhum envolvimento no projeto - trata-se apenas da H2X convertendo as picapes por conta própria e depois vendendo-as.

Os primeiros exemplares serão convertidos a partir do próximo mês e o plano é começar a fabricá-los em uma escala mais ampla e, por fim, iniciar as vendas em abril de 2022. A empresa deixa claro, porém, que embora planeje vender o Warrego inicialmente, na verdade deseja construir seus próprios veículos no futuro.

O plano é desenvolver uma nova arquitetura dedicada especificamente projetada para um veículo a célula de combustível e usá-la como base para uma van leve, um táxi, bem como uma nova picape e SUV. Mesmo antes de lançar a picape Warrego, a H2X lançará seu primeiro produto, um gerador modular de célula a combustível.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários