Audi Q5 e-tron elétrico é revelado como um VW ID.6 mais chique
Do mesmo tamanho do VW ID.6, o Audi Q5 e-tron é um SUV elétrico de sete lugares para o mercado chinês
O novo Audi Q5 e-tron apareceu pela primeira vez sem camuflagem. O SUV elétrico de sete lugares é mais um modelo do Grupo Volkswagen exclusivo para o mercado chinês (ao menos inicialmente) e teve as imagens publicadas pelo MIIT (Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação) da China como parte do processo de homologação.
Este modelo trata-se da versão de produção do Audi Concept Shanghai, revelado no início deste ano no país asiático. Dito isso, a linguagem de design aborda muitos aspectos vistos no irmão menor Q4 e-tron, com extremidades dianteiras e traseiras muito semelhantes, embora haja mais chapas de metal entre os eixos.
Galeria: Audi Q5 E-Tron 2022 (registro)
Na verdade, a distância entre eixos de 2.965 mm é idêntica à do Volkswagen ID.6, e isso indica que o Q5 e-tron é um irmão do maior SUV elétrico da Volkswagen disponível no mercado atualmente (em breve virá o VW ID.8), com ambos os modelos usando a mesma versão da plataforma MEB.
O SUV elétrico com três fileiras de assentos da Audi mede 4.876 mm de comprimento, o mesmo que o ID.6. A largura (1.860 mm) e a altura (1.675 mm) também são muito semelhantes. Por enquanto não há fotos do interior, mas o MIIT também revela vários estilos de rodas de liga leve e opções de pintura, faróis ligeiramente diferentes dependendo da versão e um acabamento em dois tons para as capas dos retrovisores.
Nós identificamos uma variante do trem de força nessas imagens, o 35 e-tron, que corresponde ao VW ID.6 monomotor. O modelo de tração traseira apresenta um motor elétrico de 132 kW (180 cv), mas uma variante de motor duplo e tração integral também deve estar disponível com um pouco mais de 300 cavalos de potência.
Construído pela SAIC-Volkswagen e provavelmente limitado ao mercado chinês, o Audi Q5 e-tron deve estrear em breve, possivelmente no Salão Automóvel de Chengdu, com início marcado para 27 de agosto.
Se você não mora na China, mas ficou interessado no SUV elétrico de médio porte da Audi, terá que esperar até 2022, quando o mais sofisticado Q6 e-tron deve chegar aos mercados ocidentais, possivelmente incluindo o Brasil, compartilhando a plataforma com o próximo Porsche Macan elétrico.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: MIIT
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Mercedes-Benz: pintura solar para ampliar o alcance dos carros elétricos
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Prefeitura de SP sanciona lei para renovação da frota de ônibus
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris