O recorde de 400 metros do Tesla Model S Plaid não durou muito. Agora há um novo rei da aceleração nos 400 metros com largada fixa: é o Rimac Nevera. Isso era de se esperar, dada a diferença de configuração e a lacuna óbvia em relação aos dados técnicos. No entanto, o sedã de quase 5 metros de Palo Alto não ficou tão mal na comparação com o hipercarro croata, que cobriu o intervalo em 8”58.
Nenhum carro de produção, antes do Nevera, ficou abaixo de 9 segundos. E agora o esportivo da Rimac Automobili (seria melhor dizer Bugatti-Rimac) fez pouco mais de 8”5. Um resultado quase inacreditável. Mas vamos refazer o desafio da distância entre esse esportivo puro e o monstro de Elon Musk.
Tudo começou na primavera (outono no hemisfério sul) passada. Pouco antes da apresentação oficial, a Tesla deu uma prévia do Model S Plaid para Jay Leno, uma personalidade bem conhecida da TV americana e um grande entusiasta e colecionador de carros que tem uma relação amigável com Musk.
Leno testou a aceleração do Model S mais potente da história e parou o cronômetro em 9"24". Um tempo monstruoso que, por coincidência, foi oficializado em 12 de junho, o dia seguinte à apresentação oficial do modelo.
Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a Rimac Automobili continuou com o desenvolvimento do Nevera. Em abril, por exemplo, quando o carro ainda estava em desenvolvimento, conhecido pelo nome provisório de C_Two, mostrou seu potencial contra um Porsche Taycan Turbo S em uma prova de arrancada. Mas nenhum prazo foi estipulado e nenhuma declaração oficial foi feita. Então, em 1° de junho, o carro foi apresentado em sua versão final e na semana passada o vídeo deste carro incrível foi publicado no YouTube.
Vale destacar que Nevera e o Model S Plaid são dois carros muito diferentes e nunca competiram diretamente. Mas ambos acharam por bem flexionar seus músculos na aceleração, terminando algumas semanas depois em primeiro e segundo lugar na classificação geral dos carros mais rápidos para cobrir os 400 metros a partir da imobilidade. Não poderíamos, portanto, não compará-los.
Por um lado, existe o Tesla mais poderoso de todos os tempos: 1.020 cv de potência, 322 km/h e 0 a 100 em menos de 2 segundos. Por outro lado, um dos supercarros elétricos mais avançados e sofisticados da história, nascido e criado com o único objetivo de superar limites e mostrar o verdadeiro potencial dos carros esportivos de emissão zero. Possui 1.914 cv de potência e 2.360 Nm de torque, atinge 415 km/h de velocidade máxima e cobre 0-100 em 1”85 - ainda mais impressionante é o 0-300: 9”3.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Rimac Nevera | Tesla Model S Plaid | |
Dimensões | 4,75 x 1,99 x 1,21 metros | 4,97 x 1,96 x 1,45 metros |
Peso | 1.950 kg | 2,162 kg |
Bateria | 120 kWh | 95 kWh |
Motores | 4 motores (1 em cada roda) | 3 motores (1 dianteiro e 2 traseiro) |
Potência maxima | 1.914 cv | 1.020 cv |
Torque máximo | 2.360 Nm | N/D |
0-100 | 1 "85 | 1 "99 |
0-200 | N/D | 5 "9 |
0-300 | 9 "3 | N/D |
Velocidade máxima | 415 km/h | 322 km/h |
Quarto de milha | 8 "58 | 9 "24 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?