Rimac Nevera desbanca a Tesla e crava recorde no 1/4 de milha
Hipercarro elétrico croata cobre os 400 metros em apenas 8"58 e empurra o Tesla Model S Plaid para o 2° lugar
O recorde de 400 metros do Tesla Model S Plaid não durou muito. Agora há um novo rei da aceleração nos 400 metros com largada fixa: é o Rimac Nevera. Isso era de se esperar, dada a diferença de configuração e a lacuna óbvia em relação aos dados técnicos. No entanto, o sedã de quase 5 metros de Palo Alto não ficou tão mal na comparação com o hipercarro croata, que cobriu o intervalo em 8”58.
Nenhum carro de produção, antes do Nevera, ficou abaixo de 9 segundos. E agora o esportivo da Rimac Automobili (seria melhor dizer Bugatti-Rimac) fez pouco mais de 8”5. Um resultado quase inacreditável. Mas vamos refazer o desafio da distância entre esse esportivo puro e o monstro de Elon Musk.
Galeria: Rimac Nevera
Teste de força
Tudo começou na primavera (outono no hemisfério sul) passada. Pouco antes da apresentação oficial, a Tesla deu uma prévia do Model S Plaid para Jay Leno, uma personalidade bem conhecida da TV americana e um grande entusiasta e colecionador de carros que tem uma relação amigável com Musk.
Leno testou a aceleração do Model S mais potente da história e parou o cronômetro em 9"24". Um tempo monstruoso que, por coincidência, foi oficializado em 12 de junho, o dia seguinte à apresentação oficial do modelo.
Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, a Rimac Automobili continuou com o desenvolvimento do Nevera. Em abril, por exemplo, quando o carro ainda estava em desenvolvimento, conhecido pelo nome provisório de C_Two, mostrou seu potencial contra um Porsche Taycan Turbo S em uma prova de arrancada. Mas nenhum prazo foi estipulado e nenhuma declaração oficial foi feita. Então, em 1° de junho, o carro foi apresentado em sua versão final e na semana passada o vídeo deste carro incrível foi publicado no YouTube.
Topo do segmento
Vale destacar que Nevera e o Model S Plaid são dois carros muito diferentes e nunca competiram diretamente. Mas ambos acharam por bem flexionar seus músculos na aceleração, terminando algumas semanas depois em primeiro e segundo lugar na classificação geral dos carros mais rápidos para cobrir os 400 metros a partir da imobilidade. Não poderíamos, portanto, não compará-los.
Por um lado, existe o Tesla mais poderoso de todos os tempos: 1.020 cv de potência, 322 km/h e 0 a 100 em menos de 2 segundos. Por outro lado, um dos supercarros elétricos mais avançados e sofisticados da história, nascido e criado com o único objetivo de superar limites e mostrar o verdadeiro potencial dos carros esportivos de emissão zero. Possui 1.914 cv de potência e 2.360 Nm de torque, atinge 415 km/h de velocidade máxima e cobre 0-100 em 1”85 - ainda mais impressionante é o 0-300: 9”3.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Rimac Nevera | Tesla Model S Plaid | |
Dimensões | 4,75 x 1,99 x 1,21 metros | 4,97 x 1,96 x 1,45 metros |
Peso | 1.950 kg | 2,162 kg |
Bateria | 120 kWh | 95 kWh |
Motores | 4 motores (1 em cada roda) | 3 motores (1 dianteiro e 2 traseiro) |
Potência maxima | 1.914 cv | 1.020 cv |
Torque máximo | 2.360 Nm | N/D |
0-100 | 1 "85 | 1 "99 |
0-200 | N/D | 5 "9 |
0-300 | 9 "3 | N/D |
Velocidade máxima | 415 km/h | 322 km/h |
Quarto de milha | 8 "58 | 9 "24 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Tesla Model Y reestilizado é revelado: veja fotos e detalhes
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025