Eis o impressionante Rimac Nevera, a versão de produção do conceito Rimac C_Two. Além de ser um hipercarro elétrico de visual deslumbrante e repleto de tecnologia, os dados de desempenho fazem deste novo Rimac simplesmente o carro de produção com a aceleração mais rápida do mundo.
O Rimac Nevera tem o nome que vem de um tipo de tempestade que aparece repentinamente sobre o mar da Croácia, uma tempestade muito poderosa e com muitos raios que é descrita como espetacular de se ver. O nome é muito apropriado para um veículo com 1.914 cv de potência e 240,7 kgfm de torque combinados a partir de seus quatro motores de ímã permanente. O hipercarro pesa 2.150 kg.
A Rimac afirma que o Nevera pode acelerar de 0 a 96 km/h em 1,85 segundo e que continuará acelerando até 412 km/h. Seu tempo declarado de quarto de milha é de 8,6 segundos e o hipercarro pode ir de zero a 300 km/h em quase inacreditáveis 9,3 segundos (cerca de 2,5 segundos mais rápido do que esperado pela marca).
A energia vem de uma bateria de 120 kWh que também é parte da estrutura do veículo. É refrigerada a água, mas atualmente não sabemos sua taxa máxima de carga - certamente não será um pacote de carregamento lento, mas teremos que esperar pelos números oficiais.
Agora, com esse tipo de valores de potência e torque, você esperaria que o veículo fosse difícil de conduzir, mas a Rimac diz que não será, graças ao seu All-Wheel Torque Vectoring 2 (R-AWTV 2) que substitui um tradicional sistema de controle de tração. Miroslav Zrnčević, piloto de Teste e Desenvolvimento da Rimac, explica como funciona o sistema.
"Permite um novo nível de calibração do trem de força e dependendo do modo de direção selecionado, a tecnologia R-AWTV 2 pode permitir que o Nevera seja desviado para o lado ou fornecer níveis ideais de aderência, tração e segurança em todas as rodas - não importa quão desafiadora seja a estrada e as condições meteorológicas. Graças a um sistema de transmissão de quatro motores individuais, o motorista também pode alterar a distribuição de torque e personalizar ainda mais a entrega de desempenho, para uma direção totalmente sob medida - variando de um carro polarizado com tração dianteira e traseira."
A força de frenagem é garantida por um conjunto de discos de freio de cerâmica de carbono Brembo de 390 mm auxiliados por um sistema de frenagem regenerativa extremamente poderoso. O interessante em combinar os dois tipos de frenagem neste veículo é que se torna possível detectar quando os discos estão muito quentes e automaticamente aumentar a regeneração para garantir forte desaceleração sempre que você precisar.
O Nevera apresenta o que a Rimac chama de AI Driving Coach, uma inovação mundial. Funciona de verdade e ajuda os motoristas a melhorar sua forma de dirigir.
Acessando 12 sensores ultrassônicos, 13 câmeras, 6 radares e o mais recente sistema operacional NVIDIA Pegasus, o Rimac Driving Coach adiciona uma experiência imersiva adicional ao volante. O sistema sobrepõe circuitos de corrida selecionados em tempo real, oferecendo orientação áudio e visual clara e precisa, para permitir que os motoristas aperfeiçoem suas linhas de pilotagem, pontos de frenagem, aceleração e comandos de direção.
A Rimac anuncia que o Nevera custa a partir de € 2 milhões (cerca de R$ 12,6 milhões), mas tem opções de personalização quase infinitas (de acordo com o fabricante), é construído com materiais de qualidade excepcionalmente alta, o interior aparenta muito luxo e também conta com todos os dispositivos modernos de segurança e entretenimento que você espera de um carro contemporâneo. Apenas 150 exemplares serão construídos e estarão disponíveis em várias edições diferentes: GT, Signature, Timeless ou Bespoke.
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