Porsche aumenta participação na fabricante de hipercarros elétricos Rimac
Sinal verde para a expansão da mobilidade elétrica: marca alemã vai aumentar sua participação na Rimac de 15 para 24%
Sinal verde para a expansão da mobilidade elétrica: o conselho da Porsche anunciou na última sexta-feira (5) a permissão para o aumento de participação na empresa de hipercarros elétricos Rimac Automobili de 15 para 24 por cento.
A empresa croata desenvolve e produz componentes de alta tecnologia para mobilidade elétrica, incluindo trens de força de alto desempenho e sistemas de bateria. Também produz carros superesportivos com propulsão totalmente elétrica.
Galeria: Rimac C_Two - Salão de Genebra 2018
A Porsche se juntou à jovem empresa de tecnologia e carros como investidora em 2018 e aumentou sua participação para 15 por cento em setembro de 2019. O último aumento de capital ilustra a expansão da parceria estratégica com um novo investimento mais 70 milhões de euros.
"A Rimac tem uma posição excelente em soluções de protótipo e pequenas séries", diz Lutz Meschke, Vice-Presidente do Conselho Executivo e membro do Conselho Executivo de Finanças e TI da Porsche AG.
"Mate Rimac e sua equipe são parceiros importantes, principalmente, quando se trata de nos apoiar no desenvolvimento de componentes. A Rimac está a caminho de se tornar um fornecedor Tier 1, para a Porsche e outros fabricantes, no segmento de alta tecnologia. A Porsche já fez seus primeiros pedidos à Rimac para o desenvolvimento de componentes de série altamente inovadores", diz Meschke.
A Rimac foi fundada em 2009, quando Mate Rimac tinha 21 anos. Com sede em Sveta Nedelja, na Croácia, a empresa agora tem cerca de 1.000 funcionários. Ela projeta, desenvolve e produz hipercarros elétricos com até 2.000 CV. A empresa croata também oferece tecnologias e sistemas para diversos fabricantes de carros elétricos estabelecidos.
O protótipo C_Two foi apresentado pela Rimac em 2018 e já está em pré-produção. Pelos dados iniciais, o hipercarro deveria ser equipado com quatro motores elétricos (um para cada roda) com capacidade total de 1.914 cv. Isso permitirá a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, a 160 km/h em 4,3 segundos e alcance uma velocidade máxima de 412 km/h. Uma bateria de 120 kWh deve garantir autonomia para mais de 600 quilômetros.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Isenção de IPVA para veículos híbridos em SP 2025: critérios e regras
Impressões Porsche Macan EV: Elétrico sim, mas sem esquecer a tradição
Brasil: Importações de carros elétricos crescem 108% e afetam comércio
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv