A StoreDot anunciou nesta semana a primeira célula cilíndrica 4680 do mundo (formato proposto pela Tesla) para baterias de carros elétricos que pode ser totalmente carregada em 10 minutos.
De acordo com a empresa sediada em Israel - apoiada pela BP, Daimler, Samsung Ventures e TDK - as células cilíndricas de carregamento extremamente rápido estiveram em desenvolvimento por mais de três anos. Os protótipos estão sendo testados e a EVE Energy - parceira de fabricação da StoreDot na China - agora está acelerando as linhas de produção de amostras.
A empresa afirma que a célula usa uma química anódica com predominância de silício semelhante ao modelo aplicado anteriormente nas células 'pack' e que o formato de célula cilíndrica 4680 utiliza "tecnologia de aba contínua".
"O trabalho pioneiro para essas tecnologias inovadoras foi iniciado na Warwick University, no Reino Unido, com a colaboração do parceiro estratégico da StoreDot - BP. Ele foi desenvolvido ainda mais com especialistas de todo o mundo. O trabalho está coberto por cinco patentes na área de design de células e usa a tecnologia de guia contínua da StoreDot.
Esse projeto de célula aumenta o rendimento e aborda problemas de segurança e desempenho normalmente associados à estrutura de case rígido de células cilíndricas. Os testes nas instalações da StoreDot mostraram baixos níveis promissores de resistência interna. Amostras de células cilíndricas agora estão aumentando as linhas de produção da EVE Energy, parceira de fabricação da StoreDot na China."
Neste ponto, é muito cedo para a produção em série das células do tipo 4680. A meta da StoreDot é 2024.
"O formato 4680, cada vez mais favorecido pelos principais fabricantes de automóveis, estará pronto para produção em grande escala em 2024 - junto com a célula de bolsa de carga rápida igualmente inovadora da StoreDot"
As especificações preliminares da célula não foram reveladas, o que significa que tudo o que sabemos é o tempo de carregamento muito curto. Uma coisa que podemos dizer é que a transição do formato 'pack' para células 4680 não é apenas uma simples mudança de formato:
"Esta aplicação mundial de células cilíndricas de carga extremamente rápida de ânodo dominante de silício significa uma série de desafios consideráveis que tiveram que ser resolvidos, quando comparados às tecnologias de pack. O formato de células cilíndricas 4680 requer adaptação química única para compensar maiores pressões internas, liberação de gás e prevenção de potencial vazamento."
Acreditamos que o anúncio da StoreDot está relacionado principalmente a atrair clientes em potencial e avaliar o interesse no produto. Até agora, apenas a Tesla se credenciou para o uso de células do tipo 4680 em carros elétricos, mas a empresa diz que está em negociações com os principais fabricantes automotivos.
A longo prazo (2028), a StoreDot gostaria de introduzir a tecnologia de bateria de estado sólido - energia de extrema densidade (XED).
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país