Entre as atrações da BMW no IAA Mobility, está o BMW i Vision Circular, um conceito de carro elétrico compacto que antecipa a visão da marca para esse tipo de veículo em 2040. O estudo propõe características que vão além do design, mas também envolvem qualidade, praticidade e principalmente, sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor.
O i Vision Circular é um carro elétrico de quatro lugares que promete oferecer aos ocupantes um espaço interno generoso, ainda que tenha cerca de 4 metros de comprimento, dimensão próxima ao de outro elétrico da BMW, o i3. A marca bávara reforça os princípios da economia circular e, nesse ponto, afirma sua ambição de se tornar o fabricante mais sustentável de mobilidade.
De acordo com Oliver Zipse, CEO da BMW:
"O Vision Circular mostra o que pensamos sobre a mobilidade sustentável. Representa nossa aspiração de sermos pioneiros no desenvolvimento de uma economia circular. Queremos estender nossa posição de liderança em eficiência de recursos na produção a todo o ciclo de vida de nossos veículos. É também uma questão de sustentabilidade do negócio. Porque a atual evolução dos preços das matérias-primas mostra os efeitos que uma indústria que depende de recursos limitados deve esperar".
Em linhas gerais, o objetivo central do BMW i Vision Circular é ser a prévia de um veículo otimizado para fechar o seu ciclo de produção com uma cota de 100% de materiais que podem ser reciclados ao final de sua vida útil.
Além das matérias-primas de base biológica certificadas, também seriam utilizados os chamados materiais secundários. A BMW aplica o mesmo conceito à bateria de eletrólito sólido do carro-conceito. Ela é totalmente reciclável e é feita quase inteiramente de materiais provenientes de outros veículos elétricos.
Mesmo com apenas 4 metros de comprimento, como dissemos, o i Vision Circular ostenta um interior bastante amplo para os quatro ocupantes. Luxuosa, a cabine também emprega materiais e processos que buscam minimizar o impacto ambiental.
Tecnicamente falando, o BMW i Vision Circular contará ainda com a opção de carregamento bidirecional. Uma tecnologia que está em franco desenvolvimento e permite ao proprietário utilizar a bateria do carro para armazenar a energia de seus painéis solares, e devolvê-la à noite ou nos horários de maior custo, para reduzir sua conta de energia.
Além de cumprir suas funções básicas dentro da mobilidade urbana, o veículo fará o uso inteligente dos dados de tráfego para máxima eficiência em termos de autonomia. Elétrico, sustentável e conectado, o conceito da BMW resume o que deve ser a mobilidade do futuro.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028