A Volkswagen aproveitou o Salão de Munique (IAA Mobility) para apresentar o conceito ID.Life, prévia do carro elétrico de entrada da marca e também a nova e crucial variante encurtada da plataforma de veículos elétricos chamada MEB-Small.
Desenvolvida especialmente para o segmento de carros compactos, do porte de modelos como o VW Polo, por exemplo, a MEB-Small é a base para a marca alemã introduzir modelos da linha ID pequenos e mais acessíveis. Sua estreia deve ocorrer a partir de 2025 e deve permitir à marca abandonar os carros elétricos baseados em modelos a combustão, como o e-up, por exemplo.
Um dos maiores desafios para os fabricantes sob o ponto de vista da lucratividade, os carros elétricos de baixo custo devem começar a ganhar espaço dentro de alguns anos. De acordo com a Volkswagen, o MEB-Small permitirá a oferta de modelos que custarão entre 20.000 e 25.000 euros (sem considerar os incentivos), algo entre R$ 125.000 e R$ 155.000 em uma conversão direta.
Uma grande mudança para a MEB-Small, em comparação com a plataforma MEB convencional, é a tração dianteira (a MEB pode ser traseira ou integral).
No caso do conceito Volkswagen ID.LIFE, o fabricante alemão sugere uma capacidade de bateria de 62 kWh (57 kWh úteis), que equivale à versão intermediária da MEB (45/48 kWh, 58/62 kWh e 77/82 kWh). Podemos supor que a nova base também acomode versões com baterias de 48 kWh.
Dessa forma, poderíamos sugerir a seguinte faixa de preços:
O motor elétrico de 172 kW (233 cv) e 29,5 kgfm usado no Volkswagen ID.LIFE deve mesmo ser reservado às versões mais caras, já que uma versão básica provavelmente ainda seria muito rápida, mesmo com um motor elétrico de menor potência.
O fabricante também disse que o carregamento rápido DC irá reabastecer 163 km ou cerca de 40% da capacidade total (como 20-60% SOC) em apenas 10 minutos.
A Volkswagen disse ainda que o lançamento de um modelo de carro elétrico de 20.000 euros acessível aconteceria em 2025, o que representa cerca de quatro anos a partir de agora, mas dois anos antes do inicialmente programado (2027). Várias marcas do Grupo Volkswagen irão utilizar a MEB-Small em seus carros elétricos mais acessíveis.
Volkswagen ID.LIFE - especificações:
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos