Super motor elétrico de 2.700 cv promete revolucionar a aviação
Norte-americana Wright desenvolveu um motor que permite configurações de desempenho similar ao de um Airbus A320
O conceito de eletrificação não interessa apenas ao mundo automotivo. Visar o futuro em nome da mobilidade sustentável significa encontrar soluções "verdes" em todos os segmentos de transporte, incluindo aqueles distantes do asfalto. Nesse sentido, empresas como a Wright estão muito ativas na pesquisa e no desenvolvimento de motores elétricos para uso na aviação.
A empresa norte-americana, aliás, iniciou recentemente a fase de testes de seu novo motor, capaz de desenvolver uma potência de 2 MW, equivalente a cerca de 2.700 cv. Uma unidade 50% menor do que qualquer outro trem de força semelhante atualmente em desenvolvimento.
Galeria: Motor elétrico Wright de 2 MW
O motor Wright é caracterizado por sua leveza e capacidade de trabalhar com eficiência, mesmo em grandes altitudes. Como dissemos, é capaz de desenvolver uma potência máxima de 2 MW, garantindo assim uma relação peso/potência de 10 kW/kg.
Para alcançar esses resultados, o motor trabalha com uma tensão muito mais alta do que outros propulsores projetados para aplicações aeroespaciais, graças a um novo inversor de alto desempenho desenvolvido pela própria Wright.
Mais do que um A320
A unidade do fabricante norte-americano é um motor muito interessante, caracterizada por uma ampla modularidade. Graças às suas características, pode ser aplicado a mais de 150 aeronaves na configuração de dez motores e a 50 modelos turboélice na configuração de dois motores.
Será utilizado pela primeira vez numa configuração de dez motores no Wright 1 que, com isso, poderá contar com uma potência de 20 MW, o mesmo nível de potência de um Airbus A320 "tradicional". Mas, graças ao aumento da eficiência, cada avião poderia, em tese, transportar dez passageiros a mais do que o Airbus.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026