A eletrificação veio mesmo para ficar na Porsche. A marca alemã afirma que está fazendo o possível, mas a alta demanda pelo esportivo elétrico Taycan superou de forma significativa as expectativas iniciais e sua capacidade de produção.
O CEO da empresa, Oliver Blume, disse (via Reuters) durante o Salão de Munique que a meta de vendas de 20.000 unidades para 2021 foi alcançada na primeira metade do ano (das quais mais de 5.000 somente nos EUA) - no Brasil, o esportivo foi o carro elétrico mais vendido no primeiro semestre de 2021.
"Nossa capacidade de produção inicial para o Taycan era de 20.000 unidades este ano - vendemos esse número no primeiro semestre"
A demanda é "enorme", o que se traduz em tempos de espera para os clientes de até cerca de seis meses. Francamente, é um bom problema para nós.
"Os pedidos recebidos são muitos - eles também estão indo bem na China"
Diante desses dados, acreditamos que a dupla Porsche Taycan / Porsche Taycan Cross Turismo será a terceira linha mais popular da Porsche este ano, já que ficou em quarto no primeiro semestre e com apenas menos de 1.000 unidades atrás do 911.
No ritmo atual, a empresa poderia vender 40.000 unidades no total em 2021, com potencial para emplacar mais. No entanto, isso depende totalmente da linha de produção e sua capacidade máxima.
Essa é uma indicação clara de um lançamento bem-sucedido de modelos elétricos da Porsche no mercado. No final desta década, provavelmente a grande maioria das vendas totais da marca alemã será totalmente elétrica.
Os carros elétricos a bateria parecem ter caído como uma luva para a Porsche, já que sua faixa de preço não é um grande problema, enquanto que o esportivo elétrico entrega desempenho e ao mesmo tempo uma experiência de condução silenciosa e suave.
O próximo grande passo da Porsche será o SUV compacto elétrico Macan, baseado na Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura elétrica de 800 volts e previsto para chegar ao mercado em 2023. Com o Taycan e o Macan, a Porsche deve chegar ao patamar de 100.000 veículos elétricos por ano e começar a aposentar os modelos convencionais ou híbridos do portfólio.
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