Sedã elétrico sucessor do VW Passat é flagrado pela 1ª vez
O equivalente elétrico do Passat chegará ao mercado em dois anos para enfrentar as versões mais caras do Tesla Model 3
A Volkswagen ainda pode estar apostando forte nos SUVs elétricos (agora tem um hatch e dois SUVs), mas ainda não desistiu do sedã convencional. A montadora alemã apresentou o conceito ID Vizzion, que mostra como o fabricante imagina um carro elétrico de três volumes e agora estamos finalmente vendo uma versão de testes desse conceito.
O veículo nas fotos enviadas por nossos espiões de plantão ainda está sob camuflagem, mas certamente é o carro elétrico similar a um sedã da Volkswagen que está previsto para ser lançado em 2023 e possivelmente ser chamado de Aero-B (o que pode ser apenas seu nome interno). Originalmente, pensamos que esse veículo se chamaria ID.6, mas agora sabemos que esse nome será usado para o SUV de 7 lugares.
Galeria: Flagra - Sedã elétrico Volkswagen
Posteriormente, a montadora com sede em Wolfsburg também lançará este veículo com um estilo de carroceria perua (station wagon) inspirado no conceito ID Space Vizzion, embora não tenhamos um prazo para este último. Ele tem a mesma plataforma MEB modular que sustenta os veículos elétricos compactos do grupo VW.
Também esperamos que ele compartilhe motores e baterias com outros modelos VW da linha ID, então provavelmente haverá uma versão com um único motor elétrico de 204 cv montado na traseira e uma bateria de 82 kWh com capacidade útil de 77 kWh. Esta configuração garante ao hatchback ID.3 um alcance de 549 km (WLTP), enquanto que no SUV elétrico ID.4 cai para 501 km.
Galeria: VW I.D. Vizzion concept
Dada a aerodinâmica aprimorada deste três volumes em comparação com outros estilos de carroceria, há uma chance de que o sedã seja o rei da autonomia entre os veículos elétricos compactos da Volkswagen com base na MEB. Provavelmente não o veremos atingir a marca de 640 km com esta bateria, mas há uma boa chance de que fará mais de 560 km com uma carga no ciclo WLTP.
Nossos espiões também apontam a informação de que uma bateria ainda maior, com capacidade útil de 84 kWh, pode ser oferecida para este futuro modelo. Isso poderia aumentar seu alcance máximo para 700 km e realmente tornar o sedã um carro elétrico de longo alcance muito interessante (e relativamente acessível).
Galeria: Volkswagen ID. Space Vizzion In LA
Em relação ao protótipo flagrado por nossos espiões, parece um veículo de pré-produção acabado. Todos os painéis da carroceria parecem definitivos e se alinham e o veículo tem apenas alguns detalhes de ocultação de camuflagem nos painéis dianteiro e traseiro, embora olhando mais de perto, você possa realmente ver o contorno da grade falsa e o conjuntos de faróis.
Fica claro que ele adotará o aspecto mais convencional dos atuais modelos da linha ID da Volkswagen e, para a maioria das pessoas, será apenas mais um sedã com estilo bem tradicional. Não tivemos acesso a nenhum imagem do interior e dessa forma não sabemos se ele mantém a aparência ID.3 e ID.4 ou se é completamente diferente.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.7 Pro S supera 941 km de autonomia em teste de eficiência
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760