Pelo menos duas marcas de motos elétricas confirmaram presença no "Veículo Elétrico Latino-Americano", o maior evento nacional de mobilidade elétrica: Shineray e Bull Motors. A Shineray anuncia que fará três lançamentos: as motos SE1, SE2 e SHE 3000 – que chegam às lojas entre novembro e o início de 2022. A Bull revela a produção local das suas motos elétricas.
Segundo José Edson, diretor de Operações da empresa, a Shineray levará cerca de 17 veículos, incluindo 10 modelos diferentes, entre scooters (derivados de patinetes elétricos, com 2.000 W de potência) e cicloelétricos de 2.300 W.
O modelo SHE 3000, por exemplo, é uma Street elétrica, com potência de 3 kW, que promete ser bastante competitiva frente às novidades que estão chegando ao segmento. A moto elétrica da Shineray terá autonomia de até 120 km e será capaz de atingir a velocidade máxima de 80 km/h.
As motos elétricas da Shineray custam entre R$ 7.390 e R$ 16.990 em Recife (PE) - para outras regiões, o preço varia em função de frete e impostos. Suas vendas de elétricos tiveram início em janeiro de 2021 e devem atingir entre 8 e 10 mil veículos até dezembro (volume já incluso na previsão total de 40.000 unidades).
Os modelos duas rodas são importados desmontadas (CKD) e montadas em sua fábrica de Cabo de Santo Agostinho (PE). A Shineray tem cerca de 160 revendas e todas comercializam produtos à gasolina e elétricos, mas a empresa decidiu criar, em paralelo, uma rede exclusiva para os elétricos.
Já existem seis concessionárias exclusivas de motos elétricas em São Luis (MA), Recife (PE), Aracaju (SE), Salvador (BA), Maceió (AL) e João Pessoa (PA) - e quatro serão abertas em 2021, em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). “Até dezembro, teremos 10 lojas exclusivas para elétricos no estado de São Paulo”, revela o executivo.
Criada em 2003, a Bull Motors comercializa suas motos elétricas desde 2015 com a marca Íon. A empresa oferece três modelos (com preços entre R$ 11.499 e R$ 13.499), e todos serão expostos em seu estande. Os modelos Eko City e Eko Sport possuem potência de 1.200 W, enquanto o Eko Hunter tem 2.000 W.
São mais de 320 pontos de vendas, sendo três na capital paulista. A empresa vendeu 300 motos elétricas no ano passado e tem uma meta otimista para os próximos anos, atingindo 1.000 unidades em 2022 e chegando a 4.400 em 2024.
As motos elétricas da Bull são montadas em Aparecida de Goiânia (GO), pelo regime CKD, num investimento de R$ 10 milhões. Mas a empresa está investindo mais R$ 10 milhões para iniciar a produção local de suas elétricas, em local ainda não divulgado.
"100% dos fornecedores serão brasileiros. Vamos democratizar esse tipo de veículo a partir de 2022. Os preços vão cair de 15% a 20%. É um produto que veio para ficar", informa Felipe Nunes, diretor Financeiro e de Operações da empresa.
Os modelos são equipados com baterias que possuem Grafeno em sua composição, o que lhes garante maior durabilidade e autonomia. É a única empresa duas rodas do País a utilizar essa tecnologia. A Bull Motors ainda possui descarte certificado das baterias.
A 16º edição do Veículo Elétrico Latino Americano - Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, um dos maiores e mais importantes eventos nacionais na área de mobilidade elétrica, será realizado entre os dias 23 e 25 de setembro de 2021 na Praça Charles Miller, Pacaembu - São Paulo/SP.
Mais informações em www.velatinoamericano.com.br.
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