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LG corrige falha e retoma produção de baterias do Chevrolet Bolt

GM anuncia que a substituição dos módulos de bateria terá início em meados de outubro

9. Chevrolet Bolt EV

A GM tem boas notícias para os proprietários do Chevrolet Bolt EV e do Bolt EUV afetados pelo enorme recall de baterias. As fábricas da LG Energy Solution na Holanda e Hazel Park, Michigan, retomaram a produção de células e módulos de bateria com processos de fabricação atualizados.

Além disso, a LG está adicionando capacidade para fornecer mais células à GM, que agora precisa de cerca de 9 GWh de baterias apenas para concluir o recall. Com as baterias novas e sem defeitos no cronograma, a empresa diz que os módulos de bateria de reposição começarão a ser enviados aos revendedores em meados de outubro.

Neste ponto, ainda não está claro se a produção de carros novos na linha de montagem em Michigan (atualmente interrompida) também será retomada em pouco tempo. 

"A causa raiz das raras circunstâncias que podem causar um incêndio na bateria são dois defeitos de fabricação conhecidos como ânodo trincado e separador dobrado, os quais precisam estar presentes na mesma célula da bateria.

A LG implementou novos processos de fabricação e trabalhou com a GM para revisar e aprimorar seus programas de garantia de qualidade para fornecer confiança no futuro de suas baterias. A LG instituirá esses novos processos em outras instalações que fornecerão células para a GM no futuro."

No que diz respeito ao recall, as baterias serão priorizadas para os carros equipados com células que apresentem maior probabilidade de apresentar os dois defeitos de fabricação.

"A GM continuará a priorizar os clientes Chevy Bolt EV e EUV cujas baterias foram fabricadas durante períodos de construção específicos onde a GM acredita que os defeitos da bateria parecem estar agrupados. A empresa estabeleceu um processo de notificação que informará os clientes afetados quando seus módulos de substituição estarão disponíveis."

Bateria Chevrolet Bolt EV com corte 60 kwh

Novo software de diagnóstico avançado 

Em cerca de 60 dias, a GM pretende lançar um novo pacote de software de diagnóstico avançado para a linha Bolt EV / EUV. Uma vez instalado na concessionária, ele "aumentará os parâmetros de carregamento da bateria disponíveis em relação à orientação existente".

Além disso, o software será capaz de verificar se as células da bateria de um determinado carro podem estar danificadas. Isso ajudará a priorizar as substituições de bateria.

"O software de diagnóstico será projetado para detectar anormalidades específicas que possam indicar uma bateria danificada em Bolt EVs e EUVs, monitorando o desempenho da bateria; alertando os clientes sobre quaisquer anomalias; e priorizando módulos de bateria danificados para substituição. É intenção da GM que mais software de diagnóstico permitirá que os clientes voltem a um estado de 100 por cento de carga assim que todos os processos de diagnóstico forem concluídos.

Este novo software, que será fornecido a todos os proprietários de Bolt EV e EUV, requer a instalação do revendedor. Os proprietários poderão começar a programar a instalação em sua concessionária Chevrolet em aproximadamente 60 dias. "

Galeria: Novo Chevrolet Bolt 2022

Orientação

As instruções gerais permanecem as mesmas:

  1. Configure o veículo para um estado de limitação de carga de 90 por cento usando o modo Target Charge Level. Se os clientes não conseguirem fazer essas mudanças com sucesso ou não se sentirem confortáveis ​​em fazer essas mudanças, a GM solicita que eles procurem seu revendedor para que esses ajustes sejam concluídos.
  2. Carregue o veículo com mais frequência e evite deixar a bateria abaixo de aproximadamente 70 milhas (113 km) de autonomia restante, sempre que possível.
  3. Continue a estacionar os veículos em áreas externas imediatamente após o carregamento e não deixe o veículo carregando dentro de casa durante a noite.

... mas a GM atualizou as orientações sobre estacionamento (estacione a 15 metros de distância de outros carros). Segundo a empresa, desde que respeitadas as instruções acima, os veículos podem ser estacionados em qualquer local.

Doug Parks, vice-presidente executivo da GM, Desenvolvimento de Produto Global, Compras e Cadeia de Suprimentos, disse:

"Agradecemos a paciência dos proprietários e revendedores enquanto trabalhamos para desenvolver soluções para esse recall. Retomar a produção do módulo de bateria é o primeiro passo e continuaremos a trabalhar agressivamente com a LG para obter fornecimento de bateria adicional. Além disso, estamos otimistas de que um novo software de diagnóstico avançado proporcionará mais conveniência para nossos clientes." 

Assim como em outros mercados, a GM do Brasil anunciou no mês passado um recall envolvendo 235 unidades do Chevrolet Bolt 2020 para um ajuste de configuração e futura substituição da bateria de alta voltagem, nos mesmos termos globais. Então devemos esperar por um novo posicionamento da GM do Brasil em breve. 

Resumo do recall da bateria do Chevrolet Bolt EV / EUV

  • o recall completo da bateria foi anunciado em 20 de agosto de 2021
  • causa: defeitos de fabricação (uma aba de ânodo trincada e o separador dobrado) em células de bateria de íon-lítio (tipo bolsa) fornecidas pela LG Energy Solution podem levar a um incêndio na bateria "em raras circunstâncias".
    As células foram produzidas em fábricas na Coreia do Sul e no estado do Michigan
  • relatórios de incêndio (em 16 de setembro de 2021 via Reuters): 12, com 3 pessoas feridas
  • carros: cerca de 142.000 unidades (incluindo cerca de 100.000 nos EUA e 235 no Brasil),
    todos Chevrolet Bolt EV (2017-2022),
    todos Chevrolet Bolt EUV (2022)
  • solução: a substituição de módulos de bateria (carros mais novos) ou baterias inteiras (carros antigos) terá início em outubro de 2021
    As novas baterias incluirão uma garantia limitada de bateria estendida de 8 anos / 100.000 milhas (ou garantia limitada de 8 anos / 160.000 km no Canadá), o que ocorrer primeiro.
    temporariamente: não carregue além de 90% do estado de carga (SOC) ou descarregue abaixo de aproximadamente 70 milhas (113 km) do alcance restante (que está perto de 30% SOC, assumindo cerca de 250 milhas (402 km) EPA e mantenha os veículos sempre em áreas externas.
  • custo estimado: US$ 1,8 bilhão em média, pode ser cerca de US$ 12.675 por carro (ou cerca de US$ 190 por kWh). A GM anunciou que buscará o reembolso da LG Energy Solution
  • volume estimado de baterias: 9,2-9,4 GWh
  • caso semelhante: recall da Hyundai de cerca de 82.000 veículos elétricos (incluindo 75.680 Hyundai Kona Electric)
  • produção: a linha de montagem de carros novos foi interrompida em agosto de 2021 e não deve ser retomada até meados de outubro

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