A startup holandesa de veículos elétricos Lightyear anunciou o aporte de US$ 110 milhões (93 milhões de euros) em financiamento em 2021 até o momento.
Os investimentos mais significativos foram feitos pela seguradora Cooperation DELA e pelo investidor privado Joop van Caldenborgh, ambos dos Países Baixos. A empresa afirma que esses fundos garantirão o desenvolvimento e a produção contínuos de seu veículo elétrico solar de longo alcance One.
A Lightyear também usará parte do capital para expandir suas operações, já que atualmente explora a abertura de novos escritórios e unidades de desenvolvimento nos Países Baixos (Amsterdã e Utrecht), Alemanha e Reino Unido.
"Estamos na vanguarda de uma oportunidade histórica de mercado, ao apresentar os primeiros carros do mercado que carregam sua bateria diretamente do sol, de forma totalmente gratuita. É ótimo ver o reconhecimento dos investidores, o que é uma prova da confiança que eles depositam na Lightyear. Graças à confiança e ao financiamento recebido de nossos investidores, podemos crescer ainda mais como empresa e trazer nosso modelo exclusivo Lightyear One ao mercado em 2022."
Lex Hoefsloot, CEO e cofundador da Lightyear
Vale lembrar que o Lightyear One estará disponível a partir de 2022 como uma primeira série exclusiva de baixo volume com um preço inicial de 150.000 euros (R$ 940.000), sem impostos. Apenas 946 unidades serão produzidas a partir de meados de 2022 pela Valmet Automotive na Finlândia para venda na União Europeia, Noruega e Suíça.
Quanto à variante de produção em série, está programada para entrar em produção somente em 2024. Para tornar isso possível, a Lightyear diz que está explorando várias opções (públicas e privadas) para arrecadar mais recursos.
O Lightyear One é um projeto ambicioso que visa uma autonomia de 725 quilômetros WLTP com uma única carga de bateria. Possui painéis solares que cobrem uma área total de 5 metros quadrados, recarregando a bateria o suficiente para adicionar 12 km de alcance a cada hora.
O carro comporta quatro motores elétricos que oferecem tração nas quatro rodas com vetorização de torque avançada. No entanto, a aceleração não é o foco principal do One - ele vai de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias