Veja quais marcas terão mais opções de carros elétricos em 2025
Audi deve oferecer 20 veículos elétricos até 2025, mais do que qualquer outra montadora
Muitos fabricantes de automóveis tradicionais anunciaram metas ambiciosas de eletrificação para o ano de 2025. O Grupo Volkswagen pretende se tornar o líder global até lá, a Hyundai planeja vender 560.000 carros elétricos por ano na mesma data e a Ford pretende aumentar seus investimentos em eletrificação para US$ 30 bilhões até meados da década.
Estas não são as únicas montadoras que se comprometeram a investir muito dinheiro nos veículos elétricos, então será interessante ver qual marca vai ganhar a corrida para dominar o mercado zero emissão.
A julgar pelos dados de 37 montadoras analisadas pelo analista escocês Peter Vardy, a Audi parece destinada a ter o maior número de veículos elétricos (VEs) até 2025. De acordo com as metas oficiais da marca alemã, ela adicionará 15 modelos à gama até 2025 para um total de 20 VEs - incluindo os já disponíveis e-tron, e-tron Sportback, e-tron GT, Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback.
Surpreendentemente, a marca premium do Grupo VW terá mais elétricos do que a marca Volkswagen, que espera ter 7 modelos movidos a bateria até 2025. No entanto, o Grupo VW como um todo provavelmente estará no topo com um total de 41 VEs (incluindo 6 da Skoda, 5 da Porsche, 2 da Cupra e 1 da SEAT) - e isso sem contar os possíveis lançamentos da Bentley, Lamborghini ou Bugatti.
O segundo lugar nesse ranking pertence à Toyota. Dizemos isso porque a empresa deve partir de zero VEs globais movidos a bateria até o final de 2021 para um total de 15 até o final de 2025. É de longe a meta mais ambiciosa, mas não impossível, dado o poder industrial da montadora japonesa. Quanto à sua marca premium Lexus, passará de 1 modelo elétrico em 2021 (o UX 300e) para 2 em 2025, elevando o total da Toyota Motor Corporation para 17 veículos elétricos.
O terceiro lugar vai para a marca BMW, com 13 veículos elétricos no final de 2025, incluindo 4 disponíveis até o final deste ano - i3, iX3, i4 e iX. A marca MINI passará de 1 modelo em 2021 (o Cooper SE) para 2 em 2025, elevando o total do BMW Group para 15 VEs (excluindo Rolls-Royce).
A Hyundai está em quarto lugar com um total de 12 modelos movidos a bateria até 2025, incluindo os já disponíveis Kona Electric, Ioniq Electric e Ioniq 5. E com um detalhe: isso só se aplica à marca Hyundai; se a marca irmã Kia (11 VEs em 2025) também for levada em consideração, o Hyundai Motor Group ofereceria um total de 23 VEs. Veja bem, a marca Genesis também não está incluída aqui; ela já oferece o G80 Eletrificado e em breve lançará o GV60, elevando o total da Hyundai Motor para 25 VEs.
Outras informações interessantes dizem respeito a Stellantis, que supostamente terá um total de 32 veículos elétricos em 2025, ocupando o segundo lugar como um grupo atrás da Volkswagen. Vale destacar que esta projeção conta apenas com as marcas Alfa Romeo, Citroën, DS, Fiat, Jeep, Peugeot e Opel / Vauxhall - Chrysler, Dodge e Ram não estão incluídas, então o número pode ser maior.
Enquanto isso, a Tesla, a empresa que trouxe os carros elétricos para o mercado de massa, está preparada para oferecer 7 modelos até 2025, contra 4 até o final de 2021: o Model 3, Model Y, Model S, Model X. O Cybertruck foi adiado para 2022–2023, o Roadster para 2023 no mínimo, enquanto o carro elétrico compacto desenvolvido na China ainda não tem cronograma de lançamento. A propósito, as marcas chinesas não estão incluídas nesta análise.
Fonte: Peter Vardy
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris