Cada vez mais envolvida em aplicações para a mobilidade elétrica, a Bosch apresentou um novo motor para veículos comerciais leves e médios na feira Motor Bella nos EUA. A unidade elétrica Bosch 230 tem uma tensão nominal de 800 volts e é projetada para potência entre 150 e 240 kW (204 a 326 cv).
Montado em conjunto com um novo inversor de carboneto de silício, o propulsor trabalha de 0 a 14.000 rotações por minuto e entrega torque contínuo de 430 Nm (43,8 kgfm), se destacando pela eficiência de até 97 por cento. Leve, o motor elétrico pesa menos de 140 quilos e foi projetado para uma vida útil longa, segundo o comunicado da empresa alemã.
Para o desenvolvimento deste e-motor, a Bosch afirma ter dado atenção especial à otimização da densidade de potência contínua para garantir um design compacto e fácil integração em eixos elétricos rígidos. Além disso, a unidade pode trabalhar de forma independente associada a uma unidade de transmissão.
O rotor e o estator são resfriados internamente a óleo e as partes ativas são instaladas em uma camisa de resfriamento a água. A tecnologia hairpin é um método de enrolamento de fio usado na produção de motores elétricos. Em comparação com o fio de cobre em espiral, as hastes de cobre em forma de grampo ampliam a quantidade de material condutor no motor, o que aumenta a densidade de potência.
De acordo com o fornecedor alemão, a condutividade elétrica aprimorada do novo inversor com tecnologia de carboneto de silício, que reduz as perdas de calor e permite frequências de comutação mais altas e densidade de potência aprimorada. Além disso, "os chips de carboneto de silício usados em eletrônica de potência podem melhorar a eficiência do acionamento da bateria em até 6 por cento".
"Quando se trata de eletromobilidade, o portfólio da Bosch cobre uma vasta gama de possibilidades para apoiar nossos clientes a trazer novas soluções eletrificadas para o mercado", disse Paul Thomas, vice-presidente executivo de Soluções de Mobilidade para as Américas da Bosch.
"De trens de força a sistemas de direção e freios, o portfólio da Bosch inclui todos os blocos de construção para a eletrificação de veículos e permite uma integração perfeita com as várias arquiteturas elétricas e veiculares de nossos clientes."
Este ano, a Bosch irá investir US$ 800 milhões no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica, incluindo células de combustível, um aumento de quase 40% em relação a 2020.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Bosch
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias