O Inmetro divulgou nesta semana a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para veículos leves 2021, onde registra e classifica e atribui nota aos carros elétricos avaliados (juntamente com os modelos de motores a combustão) em termos de consumo e eficiência energética no Brasil.
Com base nesses dados, elaboramos este ranking que inclui apenas os carros com propulsão totalmente elétrica, deixando de lados os modelos híbridos plug-in e híbridos convencionais, bem como os modelos com motores a combustão, estes já elencados pelo Motor1.com em outra lista.
Os critérios utilizados foram o consumo energético (em MJ/km) e o consumo médio equivalente, uma medida útil adotada pelo instituto que permite equiparar o consumo de energia dos carros elétricos com os modelos equipados com motores de combustão interna a gasolina.
Confira a lista abaixo:
Lançado no Brasil em 2014, ainda equipado com extensor de alcance, o BMW i3 é o carro elétrico de produção em série pioneiro da marca alemã e está próximo do fim de sua trajetória. Hoje convivendo no mercado com vários modelos zero emissões, o compacto ainda se destaca no quesito eficiência com um consumo equivalente de excelentes 47,7 km/l na cidade.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
BMW i3 120Ah BEV | 47,7 km/l | 39,4 km/l | 0,47 | A |
Segundo colocado, o Bolt se vale de um trem de força elétrico bem acertado, com um bom compromisso entre desempenho e eficiência. Seu motor de 200 cv e as baterias de 65 kWh garantem autonomia de 416 km e consumo equivalente a 45,3 km/l na cidade. O modelo reestilizado já foi lançado aqui e chega em breve (sofreu atraso por conta do recall de baterias), mas manterá o mesmo conjunto elétrico.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Chevrolet Bolt Premier | 45,3 km/l | 36,3 km/l | 0,50 | A |
Recém-lançado, o e-JS4 é uma boa surpresa da JAC em alguns aspectos. Apesar de não ser um carro compacto e sim um SUV, o modelo ocupa o 3° lugar do pódio, se destacando pelos bons números de eficiência energética, apesar do seu porte médio. Com expectativa de se tornar o elétrico mais vendido da marca no país, sua autonomia é de 420 km com uma carga.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
JAC e-JS4 | 41,8 km/l | 36,5 km/l | 0,52 | A |
Apesar de pouco presente nas ruas, o Arrizo 5e já está no país há cerca de dois anos. Seu motor elétrico tem apenas 122 cv, mas se vale de um torque de bons 28,1 kgfm, este último decisivo para um bom desempenho e eficiência no uso urbano, enquanto a bateria de 53,5 kWh tem alcance de 322 km homologado pelo próprio Inmetro.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Chery Arrizo 5e | 39,3 km/l | 34,5 km/l | 0,55 | A |
Segundo modelo da JAC na lista, o iEV40 foi um dos primeiros carros elétricos da marca a desembarcar no país. O trem de força elétrico fornece 115 cv e 27,6 kgfm e é alimentado por uma bateria de 40 kWh, suficiente para 300 km de autonomia - o modelo tem regeneração de energia de frenagem, o que pode elevar o alcance para 350 km.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
JAC iEV40 | 37,5 km/l | 34,8 km/l | 0,56 | A |
O Leaf é um pioneiro entre os carros elétricos, foi o primeiro a ter produção em massa e já celebrou 10 anos de trajetória. Mas o tempo passou e a concorrência cresceu. Ele ainda pode ser considerado eficiente, mas já existem opções de elétricos com menor consumo de energia e maior alcance, inclusive dentro da própria marca (Nissan Ariya). Recentemente, o modelo passou a ser oferecido em todas as regiões do país, o que pode ajudar nas vendas.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Nissan Leaf Tekna | 38,7 km/l | 31,9 km/l | 0,58 | A |
Mais um modelo da recente leva de carros elétricos que chegaram ao país, o Mini SE custa a partir de R$ 239.990 e é o modelo zero emissões mais em conta entre as marcas premium. Apesar de manter as qualidades de sempre, seu alcance não é um destaque: 234 km com uma carga. No entanto, a proposta urbana e os bons números de eficiência amenizam essa questão.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Mini Cooper S Electric | 38,5 km/l | 31,8 km/l | 0,58 | A |
Ao lado do recém-lançado e-JS1, o iEV20 é o menor carro elétrico no portfólio da JAC. Com um consumo médio equivalente de 36,5 km/l na cidade ele não faz feio perante outros elétricos mais recentes. A autonomia declarada fica entre 320 e 400 km, um bom número, considerando sua proposta urbana, o que deve lhe garantir uma sobrevida ao lado do irmão mais novo.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
JAC iEV20 | 36,5 km/l | 33,3 km/l | 0,58 | A |
Lançado nesta semana, o 208 e-GT é o mais novo carro elétrico a chegar ao país. Recheado de tecnologias, considerando o seu segmento, e com autonomia de 340 km com uma carga, o primeiro Peugeot elétrico também vai bem em eficiência energética com consumo médio equivalente de 37,8 km/l, em linha com os demais compactos disponíveis no mercado.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Peugeot 208 e-GT | 37,8 km/l | 30,8 km/l | 0,59 | A |
Um dos carros elétricos mais vendidos globalmente, o Renault Zoe atualizado chegou ao Brasil em abril. Além do visual atualizado e novos equipamentos, o hatch também ganhou mais autonomia - agora são 385 km com uma carga - e um motor mais potente e eficiente, suficiente para ocupar o último lugar deste top 10.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Renault Zoe | 34,4 km/l | 27,4 km/l | 0,66 | A |
Recém-lançado, o Fiat 500 elétrico não chegou a ser avaliado em tempo pelo Inmetro e não consta no programa de etiquetagem. Modelos de carros elétricos como o Porsche Taycan, Mercedes EQC, Audi e-tron e Jaguar I-Pace foram avaliados pelo Inmetro, mas tiveram resultados de eficiência mais baixos e ficaram fora do top 10.
Fonte: Inmetro
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv