O Kia Niro híbrido já consta na tabela de eficiência energética e consumo divulgada recentemente pelo Inmetro. Com lançamento prometido para o Brasil no início de 2021, o SUV híbrido está atrasado e ainda não desembarcou por aqui, algo que deve ocorrer nos próximos meses.  

Prometido para o Brasil desde o final de 2019, o Kia Niro foi anunciado no final do ano passado como sendo o primeiro de 'vários modelos híbridos e elétricos', no que seria uma ofensiva de eletrificação da marca coreana que até o momento não começou. 

O presidente da Kia Motors no Brasil, José Luiz Gandini, afirmou na época:

"O primeiro deles será o Niro, um SUV que já foi desenvolvido com tecnologia híbrida"

Galeria: Kia Niro 2020

Consumo/eficiência

De acordo com os dados divulgados pelo Inmetro, o Kia Niro HEV teve homologado o consumo médio de 16,8 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada com gasolina, recebendo nota B no quesito emissões de CO2 e nota A na classificação geral do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem).  

O Kia Stonic, outro modelo aguardado por aqui, também foi avaliado pelo órgão. Em sua versão híbrida leve (MHEV), diferentemente do Niro, o modelo recebeu a nota A para as emissões e nota B na classificação geral do programa de etiquetagem, com consumo médio de 13,3 km/l na cidade e 13,2 na estrada com gasolina.

Segundo a empresa, o Stonic desembarcará por aqui importado da Coreia do Sul. Equipado com motor 1.0 turbo GDI de 120 cv e câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem ele conta com um sistema híbrido-leve de 48 volts projetado para economizar combustível e recuperar energia nas frenagens. 

Kia Stonic - destaque

Já o SUV híbrido Niro é equipado com um motor 1.6 litro de aspiração natural e 105 cv associado a um motor elétrico de 44 cv que gera uma potência combinada de 141 cv e 27 kgfm de torque.

Posicionado abaixo do Sportage, o Niro enfrentará rivais também híbridos como o Toyota Corolla Cross. O preço ainda não está definido, mas como referência o SUV híbrido custa a partir de US$ 24.590 (R$ 134.000) nos Estados Unidos.