Ranking: carros elétricos mais vendidos no mundo em 2021
Nos primeiros 8 meses do ano, o Tesla Model 3 é o líder, mas seguido cada vez mais de perto pelo chinês HongGuang Mini EV
Carros elétricos e híbridos plug-in continuam a crescer nas vendas em ritmo acelerado. Globalmente, em agosto de 2021, eles registraram +114% em relação a agosto de 2020. No mês, foram emplacados 516 mil carros que "vão na tomada", ou 7,7% do mercado.
Destes, os carros 100% elétricos representaram 71% (em agosto de 2020 eram 67%): com 365 mil unidades vendidas, conquistaram 5,4% de participação de mercado no total. Mas veremos adiante os detalhes e também o ranking dos modelos mais vendidos.
Acumulado de 2021
Olhando para as estatísticas de eletrificados no período janeiro-agosto, verifica-se que os carros elétricos a bateria e os híbridos plug-in (PHEV) juntos ultrapassaram 3,5 milhões de registros (com participação recorde de 6,6%).
Considerando que nos últimos meses do ano os carros "na tomada" terão números ainda maiores, é razoável que o segmento possa ultrapassar 6 milhões de unidades vendidas até o final do ano, quem sabe chegando aos 7 milhões. O que seria um excelente resultado, considerando também a crise dos chips que desacelerou as vendas da indústria como um todo. Basta dizer que em 2020 carros elétricos e híbridos plug-in somados foram 3,1 milhões.
Galeria: MINIEV
O estado atual de (excelente) saúde dos elétricos e PHEVs deriva principalmente do que tem sido mostrado pelos mercados europeu e chinês. Mas com os EUA cada vez mais focados na transição energética, os números devem crescer ainda mais. A chegada de novos incentivos e modelos que vão atrair muitos motoristas (picapes elétricas na cabeça) dará um grande empurrão para a disseminação de carros eletrificados. Acredita-se, inclusive, que dezembro de 2021 possa ser o primeiro mês da história em que os eletrificados globalmente ultrapassarão 1 milhão de emplacamentos.
Mais vendidos
No ranking do acumulado de 2021 (janeiro-agosto) o Tesla Model 3 mantêm o posto de carro elétrico mais vendido, com o Wuling HongGuang Mini EV emergindo no segundo lugar. Em terceiro lugar vem o Model Y, que está se recuperando, enquanto o quarto e quinto são, respectivamente, o VW ID.4 e o BYD Han EV.
Vendas de janeiro a agosto de 2021 | Fatia de mercado | |
Tesla Model 3 | 285.047 | 8,0% |
Wuling HongGuang Mini EV | 253.704 | 7,1% |
Tesla Model Y | 180.953 | 5,1% |
Volkswagen ID.4 | 60.466 | 1,7% |
BYD Han EV | 50.458 | 1,4% |
Li Xiang One EREV | 48.176 | 1,4% |
Changan Benni EV | 45.237 | 1,3% |
Volkswagen ID.3 | 44.625 | 1,3% |
BYD Qin Plus PHEV | 43.546 | 1,2% |
GW ORA Black Cat | 41.786 | 1,2% |
O Wuling HongGuang Mini EV lidera o ranking de agosto com 41.188 unidades vendidas. Olhando para os dados de apenas um mês no pódio, em segundo e terceiro lugar, Tesla Model Y e Tesla Model 3, respectivamente com 28.144 e 22.889 unidades. Em quarto lugar ficou o BYD Qin Plus (primeiro PHEV no ranking) que, com 13.043 emplacamentos, ficou à frente do Volkswagen ID.4 (11.213).
Vendas de agosto de 2021 | Fatia de mercado | |
Wuling HongGuang Mini EV | 41.188 | 8,0% |
Tesla Model Y | 28.144 | 5,4% |
Tesla Model 3 | 22.889 | 4,4% |
BYD Qin Plus PHEV | 13.043 | 2,5% |
Volkswagen ID.4 | 11.313 | 2,2% |
Li Xiang One EREV | 9.433 | 1,8% |
SAIC Roewe EV Smart | 8.913 | 1,7% |
BYD Song Pro PHEV | 8,731 | 1,7% |
VOlkswagen ID.3 | 8.025 | 1.6% |
BYD Qin Plus BEV | 7.633 | 1,5% |
Além do top 5, há também inúmeros modelos chineses, demonstrando o fato de que as montadoras do país asiático adotaram a mobilidade de emissão zero, focando em modelos com um preço mais acessível.
Confronto entre montadoras
No ranking dos fabricantes, no entanto, a BYD lidera em agosto, à frente da Tesla, SGMW (a joint venture entre SAIC, GM e Wuling que produz o HongGuang Mini EV), Volkswagen e SAIC, enquanto que no período de janeiro a agosto a Tesla está na liderança, à frente da SGMW, BYD, Volkswagen e BMW.
Vendas de janeiro a agosto de 2021 | Fatia de mercado | |
Tesla | 473.136 | 13,3% |
SGMW | 267.206 | 7,5% |
BYD | 259.108 | 7,3% |
Volkswagen | 214.127 | 6,0% |
BMW | 172.336 | 4,8% |
Mercedes |
138.601 | 3,9% |
SAIC | 132.712 | 3,7% |
Volvo | 115.598 | 3,3% |
Audi | 107.195 | 3,0% |
Kia | 87.208 | 2,5% |
Olhando para os modelos, na China existem muitos carros que fazem grandes números, ao nível das marcas mais conhecidas, que se concentram em uma gama muitas vezes mais articulada, e conseguem assim se estabelecer entre as que mais vendem carros elétricos ou híbridos plug-in.
Vendas de agosto de 2021 | Fatia de mercado | |
BYD | 61.014 | 11,8% |
Tesla | 52.036 | 10,1% |
SGMW | 44.493 | 8,6% |
Volkswagen | 32.343 | 6,3% |
SAIC | 21.766 | 4,2% |
BMW | 20.168 | 3,9% |
Mercedes | 16.931 | 3,3% |
Audi | 13.828 | 2,7% |
Kia | 12.843 | 2,5% |
Hyundai | 12.201 | 2,4% |
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