O Grupo Volkswagen está indo muito bem na transição para os carros elétricos, com destaque para a marca Audi, que avança rapidamente com os lançamentos da linha e-tron, presentes em diversos mercados globais, inclusive no Brasil.
No entanto, essa transição ainda tem um longo caminho pela frente e já custou bilhões de euros ao grupo alemão em investimentos para o desenvolvimento de plataformas, baterias, sistemas de propulsão elétricos e acima de tudo, software e sistemas.
Mas ao que parece, ao menos no caso específico da Audi, mais agressiva na eletrificação, o início do retorno de todo esse investimento está muito próximo de acontecer, antes mesmo do que era previsto. Em uma entrevista recente à Reuters, o CEO da Audi, Markus Duesmann, disse o seguinte:
"O ponto onde ganhamos tanto dinheiro com carros elétricos quanto com carros com motor de combustão é agora, ou... no próximo ano, 2023". Eles estão muito equilibrados agora, os preços"
De fato, a Audi é a marca do grupo mais focada nos carros elétricos, ao menos por enquanto, mas ainda assim é interessante ver que a rentabilidade dos zero emissões já se aproxima dos modelos com motores a gasolina/diesel, algo que estava previsto para acontecer por volta de 2024/2025.
Contando com uma linha de carros elétricos que inclui os modelos e-tron SUV, e-tron Sportback, e-tron GT, RS e-tron GT, Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, além dos futuros A6 e-tron e Q5 e-tron, que devem chegar ao mercado em breve, a marca premium alemã vai priorizar cada vez mais os modelos zero emissões até cumprir a meta de se tornar totalmente elétrica em 2033.
Vale lembrar que em meados deste ano a Audi apresentou um cronograma para a transição energética. Se tudo ocorrer conforme o programado, em 2025 a marca lançará seu último modelo com motor de combustão interna e a partir do ano seguinte todos os novos modelos terão uma variante 100% elétrica.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias