Carro elétrico já dá quase o mesmo lucro que o gasolina, diz Audi
CEO da Audi acredita que seus veículos elétricos já são praticamente tão rentáveis quanto seus carros movidos a combustão
O Grupo Volkswagen está indo muito bem na transição para os carros elétricos, com destaque para a marca Audi, que avança rapidamente com os lançamentos da linha e-tron, presentes em diversos mercados globais, inclusive no Brasil.
No entanto, essa transição ainda tem um longo caminho pela frente e já custou bilhões de euros ao grupo alemão em investimentos para o desenvolvimento de plataformas, baterias, sistemas de propulsão elétricos e acima de tudo, software e sistemas.
Galeria: Audi Q4 Sportback 50 e-tron quattro (2021)
Mas ao que parece, ao menos no caso específico da Audi, mais agressiva na eletrificação, o início do retorno de todo esse investimento está muito próximo de acontecer, antes mesmo do que era previsto. Em uma entrevista recente à Reuters, o CEO da Audi, Markus Duesmann, disse o seguinte:
"O ponto onde ganhamos tanto dinheiro com carros elétricos quanto com carros com motor de combustão é agora, ou... no próximo ano, 2023". Eles estão muito equilibrados agora, os preços"
De fato, a Audi é a marca do grupo mais focada nos carros elétricos, ao menos por enquanto, mas ainda assim é interessante ver que a rentabilidade dos zero emissões já se aproxima dos modelos com motores a gasolina/diesel, algo que estava previsto para acontecer por volta de 2024/2025.
Galeria: Audi RS e-tron GT - impressões ao dirigir
Contando com uma linha de carros elétricos que inclui os modelos e-tron SUV, e-tron Sportback, e-tron GT, RS e-tron GT, Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, além dos futuros A6 e-tron e Q5 e-tron, que devem chegar ao mercado em breve, a marca premium alemã vai priorizar cada vez mais os modelos zero emissões até cumprir a meta de se tornar totalmente elétrica em 2033.
Vale lembrar que em meados deste ano a Audi apresentou um cronograma para a transição energética. Se tudo ocorrer conforme o programado, em 2025 a marca lançará seu último modelo com motor de combustão interna e a partir do ano seguinte todos os novos modelos terão uma variante 100% elétrica.
Galeria: Audi A6 e-tron Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026