A GM anunciou nesta semana que planeja gerar energia 100% renovável para abastecer suas fábricas nos EUA até 2025 – cinco anos antes do anunciado anteriormente, e 25 anos antes de sua meta inicial que foi estabelecida em 2016.
Ao acelerar sua meta de energia renovável, a gigante norte-americana pretende evitar a emissão de 1 milhão de toneladas métricas de carbono que teriam sido produzidas entre 2025 e 2030.
"Sabemos que a ação climática é uma prioridade e toda empresa deve se esforçar para descarbonizar cada vez mais rápido", disse a diretora de sustentabilidade da GM, Kristen Siemen.
"É isso que estamos fazendo com o objetivo de alcançar 100% de energia renovável cinco anos antes nos EUA, à medida que continuamos avançando em nosso compromisso de liderar um futuro totalmente elétrico e neutro em carbono."
No início deste ano, a GM anunciou suas metas baseadas na ciência, bem como planos para se tornar neutra em carbono em seus produtos e operações globais até 2040, alinhadas com a aspiração de eliminar as emissões de escapamento de novos veículos leves até 2035.
Recentemente, a empresa se comprometeu a investir nada menos que US$ 35 bilhões em veículos elétricos e autônomos e planeja lançar mais de 30 modelos de veículos elétricos globalmente até 2025.
A fornecimento de energia renovável é um componente crítico nos planos da marca norte-americana para descarbonizar seu portfólio. Enquanto trabalha para cumprir seus compromissos climáticos, a empresa está concentrando seus esforços de energia renovável em quatro pilares:
Além disso, a GM anunciou que está trabalhando em parceria com a PJM Interconnection, uma organização regional de transmissão, e a TimberRock, uma empresa de energia habilitada para tecnologia, para rastrear as emissões de carbono em tempo real nas instalações da GM associadas ao uso de eletricidade.
Espera-se que a iniciativa se expanda para incluir as emissões de carbono associadas aos veículos elétricos dos clientes, permitindo que a GM entenda o escopo mais completo das emissões que pretende abordar, ajudando a empresa a decidir onde investir esforços de energia renovável para alcançar o maior impacto além de suas próprias operações.
A GM também anunciou que assinou para participar do Breakthrough Energy Catalyst, uma iniciativa que reúne parceiros do setor público e privado para ajudar a avançar na comercialização de tecnologia que a GM acredita apoiar suas metas de ações climáticas equitativas dentro de um compromisso com iniciativas de sustentabilidade que envolvem o investimento de US$ 25 milhões.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025