O mercado chinês de carros elétricos tem novidades a todo o instante e o lançamento mais recente é um microcarro de 2 lugares produzido pela joint venture SAIC-GM-Wulling, o Nano EV, uma espécie de 'irmão' menor e mais requintado do MINI EV, atualmente o elétrico mais vendido na China.
Apropriadamente chamado de Nano, o mais novo veículo elétrico da GM-Wuling foi apresentado no Salão do Automóvel de Tianjin como uma edição limitada criada em cooperação com a Disney.
Baseado no Baojun E200, um modelo produzido por outra marca de propriedade da GM na China, o Wulling Nano EV mede apenas 2.497 mm de comprimento, 1.526 mm de largura e 1.616 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 1.600 mm.
Mais equipado que o MINI EV, o Nano possui controle eletrônico de estabilidade, sensor de ré, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros itens. Além disso, a Wulling afirma que o modelo é seguro e tem a carroceria construída com mais de 40% de aço de alta resistência.
O conjunto elétrico é composto por uma bateria de 28 kWh, suficiente para 305 km de autonomia de acordo com o ciclo NEDC. A recarga pode ser realizada em 4,5 horas usando um carregador rápido de 6,6 kW de potência (opcional). O motor dianteiro produz 24 kW (32 cv) e 85 Nm de torque, suficiente para a proposta urbana do carro - a velocidade máxima é de 100 km/h.
A Wuling anuncia ainda que o Nano EV possui um sistema inteligente de gerenciamento de baterias, tecnologia de pré-aquecimento de baixa temperatura e isolamento da bateria. Os proprietários podem ainda monitorar as funções da bateria através de um aplicativo para smartphone.
A apresentação do novo modelo está sendo feita com a edição de lançamento Nano EV Disney Zootopia, limitada a 5.000 unidades e disponível em duas cores: Judy Powder e Nick Green, fazendo alusão aos personagens Judy Hopps e Nick Wilde.
O preço definido para o Nano EV Disney Zootopia é de 59.800 yuan (R$ 51.100), praticamente o dobro do preço cobrado pelo MINI EV em sua versão de entrada. No entanto, as versões regulares devem oferecer pacotes de equipamentos mais enxutos e autonomia mais baixa por valores acessíveis.
Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: "Revolução dos carros elétricos seguirá independente do governo"
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
GM reage e vendas globais de carros elétricos decolam no 3º trimestre
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
GM: produção de carros elétricos e a combustão na mesma linha de montagem
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
GM ajusta para baixo a meta de produção de carros elétricos em 2025