A Honda divulgou mais detalhes sobre sua estratégia de eletrificação para a China, dando uma prévia dos cinco novos veículos elétricos que planeja lançar no país.
Dois deles estarão em produção em breve por meio das duas joint ventures da Honda na China: o e:NS1 (produzido pela Dongfeng Honda) e o e:NP1 (GAC Honda). Se eles parecem familiares, é porque eles são baseados no novo Honda HR-V 2022, pelo menos no que se refere ao visual.
A Honda não revelou muitos detalhes sobre esses modelos (retratados aqui como carros conceito), mas disse que ambos estarão à venda no primeiro trimestre de 2022 na China, oferecendo "condução esportiva e emocionante exclusiva da Honda". Ambos os modelos fazem parte da nova série de veículos elétricos e:N da Honda, da qual a montadora japonesa planeja introduzir 10 modelos nos próximos cinco anos e exportá-los globalmente.
A marca japonesa está antecipando três desses futuros modelos da série E:N em forma de carros conceito: o e:N Coupe, e:N SUV e e:N GT, que parecem vislumbrar um cupê de duas portas, um SUV e um GT de quatro portas. Uma vez que a montadora planeja iniciar as vendas desses novos modelos nos próximos cinco anos, eles obviamente sofrerão mudanças de estilo em comparação com esses estudos.
No entanto, esses estudos de design devem oferecer uma boa ideia do que esperar, ou seja, uma identidade comum de design e:N "que permite que as pessoas sintam o futuro à primeira vista e toque desses veículos." Os destaques incluem as proporções, extremidades com vincos, bem como os layouts frontais e assinaturas de luzes compartilhadas.
A Honda não compartilhou muitos detalhes sobre a próxima família de veículos elétricos, mas disse que eles serão construídos sobre a arquitetura e:N desenvolvida exclusivamente para esta série. Esta plataforma elétrica dedicada permitirá "uma experiência de condução esportiva e emocionante ".
Também aprendemos que a série e:N contará com o e:N OS, um sistema integrado composto pelos pacotes Honda Sensing, Honda Connect e um Cockpit Digital inteligente, para criar um "espaço seguro e agradável" para a mobilidade de seus clientes.
Os modelos da Série e:N da Honda serão construídos em novas fábricas dedicadas a veículos elétricos que serão construídas tanto pela GAC Honda quanto pela Dongfeng Honda, com o objetivo de iniciar a produção em 2024.
Além do desenvolvimento do produto, a Honda também se concentrará nas vendas e produção, incluindo garantir uma oferta estável de baterias. A empresa lançará concessionárias dedicadas e:N nas principais cidades da China e acelerará a colaboração com seu parceiro de aliança estratégica, a CATL, para fortalecer ainda mais seu sistema de fornecimento de baterias.
Na conferência de imprensa virtual que você pode assistir no vídeo acima, a Honda também se comprometeu a lançar apenas modelos eletrificados na China a partir de 2030 (híbridos e veículos elétricos a bateria).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global