Stellantis e LG anunciam parceria para gigafábrica de baterias
Nova fábrica de baterias nos EUA terá capacidade anual de 40 GWh com início de produção previsto para 2024
A Stellantis e a LG Energy Solution anunciaram nesta segunda (18) que suas empresas assinaram um memorando de entendimento para formar uma joint venture para produzir módulos e células de baterias para carros elétricos na América do Norte.
A parceria visa a construção de uma gigafábrica de baterias para veículos elétricos nos Estados Unidos com capacidade de produção anual de 40 GWh que entrará em operação em 2024. Essa unidade faz parte dos planos da Stellantis de que os veículos elétricos atinjam 40% das vendas totais da marca no país norte-americano em 2030.
As células de baterias produzidas na futura gigafábrica estadunidense irão abastecer as linhas de produção de veículos elétricos e híbridos plug-in das marcas do Grupo Stellantis nos EUA, Canadá e México.
"O anúncio de hoje é mais uma prova de que estamos implantando nosso agressivo roteiro de eletrificação e estamos cumprindo os compromissos que fizemos durante nosso evento do EV Day em julho", disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
"Com isso, determinamos agora a próxima 'gigafactory' que chega ao portfólio da Stellantis para nos ajudar a alcançar um mínimo total de 260 GWh de capacidade até 2030. Quero agradecer calorosamente a cada pessoa envolvida neste projeto estratégico. Juntos, lideraremos o setor com eficiência de benchmark e entregaremos veículos eletrificados que inflamam a paixão."
Essa parceria entre as duas empresas remonta a 2014, quando a LG Energy Solution (então LG Chem) foi escolhida pela Stellantis (então Fiat Chrysler Automobiles) para fornecer o sistema de baterias de íons de lítio para a Chrysler Pacifica Hybrid, a primeira minivan eletrificada do segmento.
Esse movimento faz parte do investimento da Stellantis de mais de 30 bilhões de euros até 2025 em eletrificação e desenvolvimento de software, enquanto a meta é continuar sendo 30% mais eficiente do que a média da indústria em relação aos gastos totais de Capex e P&D versus receitas.
O plano da Stellantis inclui pelo menos cinco gigafábricas de baterias para garantir o fornecimento de mais de 130 GWh anualmente até 2025 e mais de 260 GWh anualmente até 2030.
Estes são os locais já anunciados:
- joint venture de baterias da Automotive Cells Company (ACC) (entre Stellantis/PSA, Total e recentemente Mercedes-Benz) - duas fábricas (uma na Alemanha e outra na França) com uma produção total de 48 GWh - até 2030, a produção deve aumentar para 120 GWh anuais
- uma terceira gigafábrica a ser construída na Itália
- uma joint venture de 40 GWh com a LG Energy Solution na América do Norte seria o quarto projeto
O local de construção de nova fábrica nos EUA ainda não foi revelado e a Stellantis afirma em seu comunicado que mais detalhes serão divulgados em breve. O início das obras da gigafábrica de baterias está previsto para o segundo trimestre de 2022.
Fonte: Stellantis
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