Stellantis, TotalEnergies e Mercedes-Benz firmaram acordo para receber a Mercedes-Benz como um novo parceiro da Automotive Cells Company (ACC), que tem como finalidade o desenvolvimento e produção de células de baterias para carros elétricos. Após seu ingresso, os parceiros se comprometem a aumentar a capacidade industrial da ACC para pelo menos 120 GWh até 2030.

Vale lembrar que a ACC foi formada em 2020 como uma iniciativa da Stellantis e TotalEnergies com apoio de autoridades francesas, alemãs e europeias. O objetivo é criar uma empresa líder na Europa em baterias para veículos elétricos e assim minar a dependência das baterias chinesas e sul-coreanas, essencial para o avanço da eletrificação projetado para o Velho Continente. 

 

A Mercedes-Benz fornecerá tecnologia e know-how de produção para a Automotive Cells Company (ACC). O plano de capacidade atualizado da ACC mobilizará um investimento de mais de 7 bilhões de euros, que será apoiado por subsídios e financiado por capital próprio e financiamento.

A ACC será apoiada por um trio de parceiros que combinam:

• Um profundo conhecimento tecnológico no desenvolvimento de baterias com a Saft, uma afiliada da TotalEnergies, que tem mais de 100 anos de experiência no campo de baterias de longa duração e sistemas de baterias.

• Um player líder global em mobilidade com a Stellantis que tem a missão clara de fornecer tecnologia de ponta para garantir a liberdade de movimento para todos por meio de soluções de mobilidade diferenciadas, atraentes, acessíveis e sustentáveis.

• A experiência em pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz, juntamente com seu apoio à expansão das instalações de produção da ACC com base nos padrões de qualidade de referência da marca.

"A Mercedes-Benz segue um plano de transformação muito ambicioso e esse investimento estabelece um marco estratégico em nosso caminho para a neutralidade de CO2. Juntamente com a ACC, iremos desenvolver e produzir de forma eficiente células e módulos de bateria na Europa - feitos sob medida conforme requisitos específicos da Mercedes-Benz", disse Ola Källenius, CEO da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.

"Damos as boas-vindas à Mercedes-Benz como um parceiro estratégico que compartilha nossa ambição de acelerar a liderança da ACC”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “A estratégia de eletrificação da Stellantis está avançando aceleradamente e o anúncio de hoje é o próximo passo em nosso plano de ser o líder automotivo, com todas as 14 marcas comprometidas em oferecer as melhores soluções totalmente eletrificadas que atendam às demandas dos clientes. Este consórcio impulsiona nossa experiência técnica compartilhada e sinergias de fabricação, e continua a garantir que a Stellantis lidere a maneira como o mundo se move da maneira mais eficiente, acessível e sustentável".

A Automotive Cells Company (ACC) tem como objetivo se tornar o líder no mercado europeu de baterias de automóveis eletrificados. O Centro de Pesquisa e desenvolvimento e as instalações de testes em Nouvelle-Aquitaine, na França, são apenas o começo.

Trata-se de uma importante iniciativa que promete reverter a perigosa dependência da Europa, que atualmente tem a produção de baterias de carros elétricos dominada por mais de 80% de empresas chinesas, coreanas e japonesas. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Stellantis

Galeria: Mercedes-Benz EQS Produção