A montadora VinFast, sediada no Vietnã, anunciou que iniciará sua expansão global com a apresentação dos SUVs elétricos VF e35 e e36 nos Estados Unidos durante o Salão de Los Angeles 2021, que acontecerá de 18 a 29 de novembro. Ambos os modelos terão início de pré-venda no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2022.
O CEO da VinFast, Michael Lohscheller, disse que os modelos serão revelados no evento, explicando:
"É muito cedo para fazer qualquer previsão de vendas, mas em novembro de 2021 apresentaremos nossos mais recentes modelos totalmente elétricos, o VF e35 e VF e36, no salão do automóvel de Los Angeles. Desta forma, marcará nossa tentativa oficial no mercado americano."
Lohscheller, que atuou como CEO da VinFast desde julho e ocupou cargos de liderança na Volkswagen e Opel antes disso, disse que a VinFast começará a entregar seus primeiros carros elétricos no Vietnã a partir de dezembro deste ano.
Recentemente, a VinFast divulgou um comunicado à imprensa que o veículo elétrico terá sistemas avançados de suporte ao motorista, como assistência de permanência em faixa, alerta de colisão, monitoramento do motorista e estacionamento totalmente automatizado. Não houve comentários detalhados sobre as demais especificações do veículo.
O fabricante vietnamita possui um escritório na Califórnia e faz a maior parte de suas vendas online. Em contrapartida, pretende abrir 60 showrooms nos EUA no próximo ano. A empresa tem grandes ambições de começar a vender carros elétricos nos mercados norte-americano e europeu em 2022. O financiamento desses planos vem do Vingroup, o maior conglomerado privado do Vietnã, que tem negócios em setores como imóveis, resorts, escolas, hospitais e smartphones.
A VinFast planeja ainda competir com a Tesla e outras montadoras de carros elétricos pelo porte e preço do veículo. Ao mesmo tempo, a empresa trabalha com uma meta de vendas de 15.000 veículos para 2022.
Fonte: VinFast via Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv