A TOGG, Türkiye’nin Otomobili Girişim Grubu, é a primeira montadora de carros da Turquia. Em evento realizado nesta sexta-feira (27), a nova fabricante apresentou seus primeiros modelos criados para transformar a indústria do país. E a estreia não poderia ser de forma mais antenada com a crescente demanda mundial: o primeiro é um SUV médio 100% elétrico. O Motor1.com esteve presente na cerimônia e conferiu de perto as novidades.

Se engana quem pensa que o objetivo é vender apenas localmente. A meta da TOGG é vender seus carros globalmente. O segundo modelo apresentado foi um sedã, também totalmente elétrico. 

TOGG - Yerli Otomobil
TOGG - Yerli Otomobil

A estreia da TOGG será com um SUV médio. Embora tenha sido mostrado praticamente pronto, só deve ganhar as ruas em 2022. De acordo com a primeira declaração da montadora, o novo SUV será um carro com soluções inteligentes, entre-eixos longo, interior espaçoso, baixo custo de manutenção e a melhor aceleração para o seu segmento.

O grande destaque no desenvolvimento dos modelos foi a utilização de mão de obra local. Assim, todo o carro foi feito pelos engenheiros e designers da TOGG, usando propriedades intelectuais da empresa, ao invés de fazer um acordo com outra fabricante para usar sua tecnologia. No entanto, contaram com a ajuda da Pininfarina, em parceria, para o desenho do estilo considerando o gosto dos consumidores turcos, mas mantendo o ideal de ter presença global.

TOGG - Yerli Otomobil

Ainda em relação ao design, a montadora destaca que o design foi inspirado pela cultura do país, principalmente pela formas de uma tulipa que tem raízes fortes na cultura da Anatólia. Isso pode ser notado pela interpretação da tulipa na grade frontal e nas rodas, conferindo assim uma assinatura exclusiva e destacando a conexão com a herança cultural da Turquia.

Por dentro, muita tecnologia. A central multimídia tem uma grande tela larga, assim como o painel de instrumentos digital. Muita atenção também foi dada ao console central que recebeu inspiração de um cockpit de avião. Ajuda na composição moderna o freio de estacionamento eletrônico e a alavanca de câmbio de desenho moderno que também serve como apoio de braço enquanto durante o manuseio da central multimídia.

TOGG - Yerli Otomobil
TOGG - Yerli Otomobil

O objetivo dos designers foi criar um interior minimalista com o menor uso possível de botões. Ajuda também a grande gama de funções controladas pelas telas e também por comandos por voz.

Powertrain elétrico

O novo SUV será vendido na Turquia com duas configurações de baterias. A primeira entrega autonomia estimada de 300 quilômetros, enquanto a segunda chega a 500 km. O tempo de recarga prometido pela TOGG é de até 80% em menos de 30 minutos em pontos de recarga rápida. A garantia total do conjunto elétrico é de 8 anos.

Da mesma forma, terá duas faixas de potência. A versão de entrada tem apenas um motor elétrico no eixo traseiro que entrega potência equivalente a 200 cv. A configuração mais potente tem dois motores, sendo um no eixo dianteiro e outro no traseiro, com potência combinada de 400 cv nas quatro rodas.

Em relação do desempenho, a promessa é de uma pegada esportiva. De acordo com a TOGG, o novo SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos na versão de 200 cv e precisa de apenas 4,8 segundos para cumprir a mesma tarefa na configuração de 400 cv. 

TOGG - Yerli Otomobil
TOGG - Yerli Otomobil

A condução autônoma também está nos planos da TOGG, mas num primeiro momento o modelo terá o piloto automático adaptativo, que lê a velocidade do carro à frente sendo capaz de acelerar e freiar conforme a demanda. 

Ainda não há uma data definida para a apresentação dos demais lançamentos da TOGG. Até mesmo o SUV, ainda sem nome definido, está prometido apenas para 2022. 

Galeria: TOGG - Montadora da Turquia