A GM anunciou nesta terça-feira (26) uma nova e ampla iniciativa para ampliar a infraestrutura de recarga e instalar até 40.000 carregadores para veículos elétricos nível 2 distribuídos pelos Estados Unidos e Canadá.

De acordo com o ambicioso plano chamado "Dealer Community Charging Program", a GM e seus revendedores trabalharão juntos para expandir o acesso ao carregamento em comunidades locais, incluindo em áreas carentes, rurais e urbanas, onde o acesso de infraestrutura para veículos elétricos é muitas vezes limitado.

Envolver os revendedores neste programa é uma abordagem lógica, visto que quase 90% da população dos Estados Unidos vive a no máximo 16 km de uma concessionária da GM, de acordo com os dados fornecidos pela montadora.

Plataforma EV modular GM Ultium

A GM dará a cada um de seus revendedores de carros elétricos até 10 estações de carregamento Ultium Nível 2 e trabalhará junto com a rede para definir os pontos-chave para instalação dos mesmos nas comunidades locais. 

Isso inclui locais de trabalho, conjuntos habitacionais, locais de esportes e entretenimento e faculdades e universidades, entre outros. Vale destacar que essas estações de carregamento estarão disponíveis para todos os clientes de veículos elétricos, não apenas para os donos de carros elétricos da GM.

Além disso, a GM auxiliará os revendedores a solicitar incentivos e outros financiamentos e acesso a programas para acelerar a implantação de uma infraestrutura de carregamento local para veículos elétricos.

Fábrica Zero GM

Prevista para começar em 2022, a iniciativa faz parte do recém-anunciado compromisso da GM de investir cerca de US$ 750 milhões na expansão da infraestrutura doméstica, em locais de trabalho e carregamento público por meio de seu ecossistema Ultium Charge 360.

Nova linha de carregadores

Além da iniciativa de recarga, a GM também diz que sua nova linha com três estações de carregamento inteligentes Nível 2 da marca Ultium estará disponível para compra através de concessionárias e canais online. O objetivo é fornecer mais opções de carregamento domésticos ou comerciais e, assim, ajudar a difundir a recarga dos veículos elétricos.

Desenvolvido com o especialista em carregamento de veículos CTEK para uso residencial e comercial, os carregadores Ultium incluirão:

  • Um carregador inteligente de 11,5 kW/48 A
  • Um carregador inteligente premium de 11,5 kW/48 A
  • Um carregador inteligente premium de 19,2 kW/80 A

Todos os três são certificados pela Energy Star, com Wi-Fi e Bluetooth, e possuem balanceamento dinâmico de carga. Eles podem ser atualizados ao longo do tempo através de atualizações remotas com recursos de download automático.

Os modelos premium incluem uma tela sensível ao toque personalizável e uma câmera incorporada, permitindo que os usuários definam seu cronograma de carregamento, visualizem hábitos de recarga e estatísticas de sessões de carregamento e recebam leituras do status do carregador através dos aplicativos da GM.

Os primeiros Ultium Chargers serão entregues no início do próximo ano, e os clientes poderão embutir o custo de aquisição em seus contratos financeiros ou de locação da GM Financial.