Repetindo o sucesso de muitos carros elétricos, o novo Hyundai Ioniq 5 foi recentemente testado pelo Euro NCAP e recebeu a nota máxima na classificação geral de segurança com 5 estrelas. 

Os resultados são muito sólidos, com 88% de pontuação para Ocupantes Adultos, 86% de pontuação de Ocupantes Infantis e 88% de pontuação para o quesito Assistência de Segurança. Apenas a segurança para pedestres com 63% ficou um pouco abaixo da média, mas ainda assim está na média para o segmento crossover/SUV.

Hyundai Ioniq 5 - Euro NCAP

O que ajuda a melhorar a segurança passiva do carro elétrico da Hyundai é o airbag central de série para os ocupantes dianteiros. O peso do carro testado era de 1.910 kg.

O Hyundai Ioniq 5 obteve uma pontuação ligeiramente menor para Ocupantes Adultos e Pedestres do que o Ford Mustang Mach-E testado na mesma rodada de testes, porém seu Safety Assist com 88% é um dos melhores.

Recentemente, o NIO ES8 registrou 92% para o Safety Assist, enquanto o Volkswagen ID.3 recebeu 88%. O Tesla Model 3 e o Tesla Model X tinham 94% em 2019, mas como os requisitos mudam a cada ano, os números não são diretamente comparáveis.

Resultados do Hyundai Ioniq 5:

  • Ocupante adulto - 88%
  • Ocupante infantil - 86%
  • Pedestres - 63%
  • Assistência de Segurança - 88%

external_image

Os testes de colisão incluem:

  • um teste de impacto frontal, onde o veículo colide com uma barreira rígida a 50 km/h
  • um teste de impacto frontal, onde 50% da dianteira do veículo atinge uma barreira deformável que se aproxima (ambos a 50 km/h)
  • teste do poste - o veículo testado é impulsionado lateralmente em um poste rígido a 32 km/h
  • teste de impacto lateral - uma barreira móvel deformável impacta a porta do motorista a 60 km/h