Sedã elétrico BYD Han EV começa a desembarcar no Brasil
Marca chinesa anuncia a chegada do modelo com até 605 km de autonomia a diversos países da América Latina
O primeiro lote do carro elétrico BYD Han chegou recentemente ao Brasil, México, Colômbia, Uruguai, República Dominicana, Costa Rica e Bahamas. O início do desembarque do sedã na América Latina ocorre poucas semanas após a marca chinesa confirmar a venda de veículos elétricos e híbridos no país.
Este movimento representa o primeiro passo para as vendas de veículos eletrificados de passageiros no país, que a empresa recentemente confirmou que teria início em 2022, sem, no entanto, especificar um cronograma de modelos e datas de lançamento.
Até o momento, a BYD já registrou o BYD Song, um SUV híbrido que, inclusive, já foi flagrado nas ruas de São Paulo (SP). Agora, com o anúncio do início do desembarque do sedã elétrico BYD Han, a gigante chinesa mostra que realmente está disposta a ocupar seu espaço no segmento de carros de passeio eletrificados.
O BYD Han mede 4.980 mm de comprimento, 1.910 mm de largura, 1.495 mm de altura e 2.920 mm de distância entre eixos. Além disso, o sedã elétrico é o primeiro modelo da marca chinesa equipado com as novas baterias Blade Battery - células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 amperes.
Em termos de trem de força, o Han EV possui duas opções de motorização: a primeira equipada com um motor elétrico de 163 kW (222 cv) e 33,6 kgfm, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e uma variante com motor duplo que entrega 363 kW (494 cv) e 69,3 kgfm, com um 0 a 100 km/h em 3,9 segundos - a velocidade máxima é de 190 km/h nos dois casos.
A bateria de 77 kWh garante autonomia de 550 km pelo ciclo NEDC para o modelo de tração integral e 605 km para a variante com um único motor elétrico. O sedã se destaca ainda pelo novo sistema de condução DiPilot com inteligência artificial para aprendizagem e tecnologia 5G.
Com o início da ofensiva de carros elétricos e híbridos da marca chinesa, novos anúncios devem acontecer nas próximas semanas, com mais detalhes sobre a chegada de modelos e datas de lançamentos no país. A BYD chegou ao Brasil em 2014 e atualmente possui três fábricas no país, onde produz ônibus elétricos, painéis solares e baterias para veículos elétricos pesados.
Fonte: BYD
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025