A BYD confirmou recentemente que irá iniciar a venda de veículos eletrificados no Brasil a partir de 2022 e já começa a dar os primeiros passos para colocar o plano em prática. Nesta semana, a marca chinesa registrou o SUV híbrido BYD Song Plus no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). 

Posicionado como um SUV médio, o BYD Song Plus mede 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.765 mm de distância entre eixos. O modelo chinês é maior que utilitários como o Jeep Compass e o Toyota RAV4, o último disponível em versão híbrida e o Jeep prestes a ter sua variante eletrificada. 

BYD Song Plus hibrido (2) perfil
BYD Song Plus hibrido (6) dianteira
BYD Song Plus hibrido (4) traseira

O interior tem aparência moderna e se destaca pela tela central com 12,8" que abriga o sistema de informação e entretenimento. Estão disponíveis câmera panorâmica de 360° junto com um sistema de imagem que permite visualizar a parte inferior do veículo, abertura elétrica do porta-malas, acesso e partida sem chave, volante multifuncional e atualizações remotas OTA de série. O porta-malas acomoda 574 litros, que pode ser ampliado para 1.477 litros com os bancos traseiros rebatidos. 

BYD Song Plus hibrido registro brasil

Além disso, o sistema DiPilot tem mais de 20 funções de assistência ao motorista, incluindo controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa, junto com o mais recente sistema ESP 9.3 da Bosch. 

BYD Song Plus - Registro no Brasil
BYD Song Plus - Registro no Brasil
BYD Song Plus - Registro no Brasil

Híbrido inteligente

O BYD Song Plus DM-i traz a versão mais recente da tecnologia híbrida desenvolvida pela marca chinesa. No sistema DM-i, o motor elétrico desempenha o papel principal ao impulsionar o veículo na maior parte do tempo, enquanto o propulsor a combustão atua mais como um gerador para carregar a bateria. 

Este conjunto híbrido é formado pelo motor 1.5 litro de aspiração natural com 81 kW (109 cv) de potência e 13,7 kgfm de torque, que combinado com a unidade elétrica entrega um total de 136 kW (182 cv) e 29,3 kgfm de torque máximo.

Equipado com um câmbio de dupla embreagem e 7 velocidades, o BYD Song Plus acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos de acordo com os dados oficiais, um número bom para um SUV familiar - o SUV híbrido possui ainda 3 modos de condução: Eco, Normal e Sport. 

BYD Song Plus hibrido (5) painel

Mas o grande destaque da combinação entre o motor a gasolina e a unidade elétrica é a autonomia total que pode passar dos 1.200 km, com um consumo médio declarado de 26 km/l. Usando exclusivamente o modo elétrico, o Song Plus pode rodar entre 51 e 100 km, dependendo da versão. 

Além do Song Plus, também estão cotados para o Brasil o SUV elétrico BYD Tang (que já está sendo vendido na Europa) e o sedã BYD, que possui versões híbridas e 100% elétricas. Caso haja boa aceitação desses modelos por aqui, não está descartada a possibilidade de produção nacional, contando com a expertise industrial que a marca chinesa já possui no país.  

A BYD chegou ao Brasil em 2014 e atualmente possui três fábricas no país (duas em Campinas-SP e uma em Manaus-AM), onde produz chassis de ônibus elétricos, painéis fotovoltaicos e baterias para veículos elétricos pesados. 

Galeria: BYD Song Plus híbrido