Colaborou Jason Vogel - Conforme aumentam sua presença em mercados na Europa e Ásia, as fabricantes chinesas vão olhando para outros locais onde podem expandir suas operações. Além de Omoda/Jaecoo, Neta e Zeekr, mais uma empresa está se preparando para entrar no Brasil: a XPeng, uma startup que tem sido apontada como uma das promessas locais, junto com Nio e Li Auto.

O Motor1.com Brasil conversou rapidamente com Sarah Chang, assessora de mídia da XPeng na China, durante o Salão de Pequim. A executiva confirmou os planos da fabricante para o Brasil. De acordo com Chang, a empresa está negociando com um parceiro brasileiro, que será o representante oficial, e que o anúncio acontecerá "muito em breve".

Xpeng G6 traseira

Xpeng G6 traseira

Outras fontes revelam que a discussão acontecia com dois interessados, mas agora estão acertando os detalhes com a empresa escolhida. Ainda não há informações sobre qual será o primeiro modelo a ser lançado. Atualmente, a XPeng tem uma linha formada pelos sedãs P5 e P7, os SUVs G6 e G9, e a minivan X9.

A empresa tem um posicionamento premium (embora cobre menos do que a Nio na China), então faria sentido apostar no luxo e na tecnologia embarcada. Duas escolhas prováveis são o SUV grande G6, por ser um carro desenvolvido pensando no mercado externo; e o sedã P5, por inaugurar o uso do sistema de sensores a laser LiDAR e que promete um nível de autonomia de condução acima Full-Self Driving da Tesla.

O G6 é um carro de 4,75 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,89 m, o que faz com que tenha um porte semelhante ao do Jeep Commander, que tem 4,76 metros. É vendido com duas configurações, uma usando apenas um motor de 296 cv no eixo traseiro e com uma bateria de 66 kWh; e a outra com dois motores, tração integral e uma potência combinada de 487 cv, energizados por uma bateria de 87,5 kWh. A autonomia pode chegar a até 700 km na versão com a bateria maior.

Xpeng P5 dianteira

Xpeng P5 dianteira

Já o XPeng P5 atualmente é a menina dos olhos da marca, por ser o primeiro carro que, teoricamente, poderia oferecer um nível 4 de condução autônoma, quando o veículo pode andar sozinho e, caso motorista não responda à um pedido para intervir, o carro é capaz de parar com segurança.

Isto é alcançado graças ao uso da tecnologia de sensores laser LiDAR. No total, utiliza dois LiDARs, 12 sensores ultrassônicos, 5 de microôndas e 12 câmeras de alta resolução, monitorando um raio de 150 metros e 150° ao redor do sedã.

Xpeng P5 traseira

O P5 vai além do sistema semi-autônomo e traz tecnologias curiosas, como o modo cinema, que rebate os bancos dianteiros até que fiquem retos, permitindo colocar um colchão de ar sobre eles, e usar um projetor vendido como opcional para projetar a imagem no teto do veículo.

Xpeng P5 interior

O desempenho da XPeng chamou a atenção até de estrangeiros. A Volkswagen anunciou recentemente que investiu US$ 700 milhões para comprar 4,99% das ações, além de uma colaboração para desenvolver dois modelos VW para o mercado chinês usando a plataforma e a tecnologia da fabricante.