O estande da Honda na edição deste ano do Salão de Pequim está com foco total dedicado à eletrificação. Além do lançamento da nova submarca Ye, voltando especialmente para o público jovem, a marca revela a versão de produção de dois SUVs puramente elétricos: o E:NP2 e o E:NS2. Ambos foram apresentados conceitualmente ano passado e agora estão prontos para chegar às ruas.
Além do nome parecido, os dois SUVs se assemelham também na estética. Ambos compartilham a maior parte da carroceria, com exceção dos para-choques e dos conjuntos de faróis e lanternas. De resto, incluindo portas e laterais, o design é praticamente o mesmo. Outra diferença diz respeito a aspectos como produção e comercialização: o e:NP2 foi projetado em parceria com a GAC, enquanto o e:NS2 é produto da aliança com a Dongfeng.
O porte se assemelha ao do rival Tesla Model Y e inclui 4.788 mm de comprimento, 1.838 mm de largura e 1.570 mm de altura, além de distância entre-eixos de 2.735 mm. No interior, há head-up display e sistema de entretenimento de 12,8 polegadas com software específico para a China. A Honda destaca ainda sistemas específicos para minimizar o consumo de energia e um curioso recurso de aromas que permite aos ocupantes escolher entre diferentes fragrâncias.
E:NP2 e E:NS2 são baseados na plataforma e:N Architecture F e equipados com bateria de 68,8 kWh fornecida pela CATL. O motor elétrico fica montado na frente e produz 204 cv. A Honda informa 545 km de autonomia nos padrões CLTC. A produção e:NP2 já está em andamento, enquanto o e:NS2 será fabricado a partir de junho. A Honda quer ter 10 modelos elétricos à venda na China até 2027 e se tornar uma marca exclusivamente elétrica na região até 2035.
Os modelos e:N estão para a Honda assim como a família bZ está para a Toyota. A marca já adiantou que todos serão elétricos dedicados e com arquitetura pensada para suportar baterias planas, além de contar com suspensão dianteira por braços transversais duplos e traseira do tipo multi-braços.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global