A Toyota acaba de apresentar no Salão de Pequim, na China, duas novas apostas para o segmento de SUVs elétricos: o bZ3C e o bZ3X. Desenvolvidos dentro da família bZ de carros elétricos da marca, modelos chegam ao mercado com a missão de reforçar o portfólio já composto por bZ3 e bZ4X, de modo ampliar a atuação da marca no concorrido mercado chinês de carros elétricos.

O bZ3C foi antecipado como estudo em 2023 no Salão de Xangai através do conceito bZ Sport Crossover. A versão final que chega agora conserva boa parte do design e chama atenção pela ousadia das linhas. O objetivo da Toyota é atrair principalmente o público jovem e a opção pela estética mais arrojada foi estratégica. A dianteira pontiaguda tem faróis interligados, cujo formato é replicado no desenho das lanternas na traseira.

Toyota bZ3C e bZ3X

Destaque ainda para maçanetas retráteis, teto com pintura contrastante com a carroceria e caimento característico de cupês na traseira. Por dentro, há console central elevado, iluminação ambiente e painel minimalista com gigantesca tela ao centro. Todo o desenvolvimento do bZ3C foi tocado na própria China em conjunto com as marcas BYD e FAW (parceiras da Toyota no país).

Toyota bZ3C e bZ3X

Toyota bZ3X

Já o bZ3X, com formato geral de SUV tradicional, aposta em linhas mais quadrados e teto alto para favorecer a oferta de espaço interno. A base foi modelo foi o conceito bZ FlexSpace, também apresentado no Salão de Xangai de 2023. A vocação, neste caso, é familiar e evidenciada pelo interior bem mais amplo e com diversidade de porta-objetos. Neste caso, o projeto foi desenvolvido em parceria com a GAC (também aliada da Toyota na China).

Apesar da apresentação, a Toyota não divulgou quaisquer detalhes sobre o conjunto mecânico. As vendas serão iniciadas nos próximos meses e, até lá, mais informações serão reveladas.