O novo BYD Tan 2024 foi lançado oficialmente no Brasil. Pouco mais de dois anos após sua estreia no país, o SUV elétrico de 7 lugares que foi o primeiro veículo de passeio da marca chinesa a ser vendido por aqui passou por uma reestilização com mudança no visual, nova suspensão, atualizações tecnológicas e bateria maior.

Em termos de visual, o Tan 2024 se destaca pelas mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro, que ficaram com aparência mais agressiva e também ajudam a melhorar a aerodinâmica. A grade frontal fechada também é totalmente nova e mais alinhada com os elétricos mais recentes da marca. Completam a mudanças os faróis full LED e lanternas redesenhados. 

BYD Tan 2024 - lançamento (28)

Com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o modelo atualizado é 10 centímetros mais longo que a versão anterior. Agora, há novas rodas de liga leve aro 22" com pneus 265/40 R22 (o modelo anterior usava um conjunto aro 21"). 

Outra evolução importante é a adoção da suspensão semiativa DiSus-C, desenvolvida internamente pela própria BYD. Com isto, agora há opção de ajuste eletrônico dos amortecedores, deixando o carro no modo conforto ou esportivo. 

BYD Tan 2024 - lançamento (2)

Por dentro, novos materiais de acabamento, quadro de instrumentos reconfigurado que agora mostra as informações do sistema de navegação, nova central multimídia com tela de 15,6" de maior resolução e um sistema operacional atualizado e compativel com Android Auto e Apple Car Play. O SUV elétrico também recebeu o sistema de áudio Dynaudio Performance, com 775W e 12 alto-falantes. A BYD fala ainda em melhoria do isolamento acústico e de vibrações e ruídos na cabine. 

O Tan 2024 está equipado com 7 airbags, freios Brembo, câmera de 360°, 15 sensores entre câmeras e radares que trabalham com o sistema ADAS, incluindo alerta de tráfego cruzado na traseira, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, HUD (Head Up Display), alerta de tráfego cruzado dianteiro), alerta de pontos cegos e saída de faixa, entre outros. 

BYD Tan 2024 - lançamento (4)

Impressões

No evento de lançamento, a BYD liberou algumas unidades do Tan 2024 para um volta breve na pista. Foi um contato rápido, mas logo nas primeiras aceleradas ficou nítido que o SUV elétrico evoluiu bastante no comportamento dinâmico, rodando mais firme e inclinando menos nas curvas, sem comprometer o conforto, mérito da nova suspensão semiativa, mesmo no modo Comfort (melhor ainda no modo Sport). Pareceu bem melhor nesse aspecto se comparado ao antecessor, algo que poderemos apurar com mais detalhes em uma avaliação futura. 

Em termos de especificações e desempenho, o Tan 2024 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos (era 4,4 segundos) e atingir a velocidade máxima de 190 km/h (era 180 km/h no modelo anterior). O trem de força mantém o motor duplo que entrega os mesmos 517 cv de potência, mas o torque subiu de 680 Nm para 700 Nm.

BYD Tan 2024 - lançamento (18)

Mudanças que ajudam a compensar parcialmente o acréscimo de peso (2.630 contra 2.489 kg) por conta da nova bateria, que passou de 86,4 kWh para 108,8 kWh de capacidade. Com isto, a autonomia subiu de 309 km para 430 km com uma carga pelo padrão Inmetro, o que deve se refletir em mais de 500 km no uso real. 

A potência de recarga em corrente alternada AC, um ponto negativo do modelo anterior, agora passa para 11 kW (era de apenas 7 kW), ficando em linha com a maioria dos veículos elétricos da categoria. Em corrente contínua DC, a potência também subiu de 110 kW para 170 kW, se traduzindo em tempos de carregamento mais rápido. 

Galeria: BYD Tan 2024 - lançamento

Preço

Mais equipado, o BYD Tan 2024 também ficou um pouco mais caro e já está disponível nas concessionárias por R$ 536.800. A garantia é de 5 anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de 8 anos para as baterias. O SUV elétrico vem carregador Walbox incluso.