O BYD Tan, lançado na Europa há menos de um ano, está prestes a receber uma atualização importante. Após seu lançamento na Noruega em 2020, o SUV elétrico da BYD começou a ser disponibilizado em mercados-chave como Alemanha, Holanda e outros países europeus no ano passado.

Lançado em setembro de 2022 na Europa por US$ 78 mil, a BYD busca competir no mercado de SUVs elétricos, rivalizando com o popular Model Y da Tesla. Com 4.870 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e 1.725 mm de altura, o Tan EV oferece uma opção de sete lugares, destacando-se como um dos poucos SUVs elétricos com essa configuração.

BYD Tang

Embora o Model Y da Tesla tenha sido o carro mais vendido na Europa no ano passado, a BYD conquistou a posição de principal fabricante global de veículos elétricos nos últimos três meses de 2023, superando a Tesla nesse período. Agora, a BYD pretende manter esse impulso com uma atualização para o Tang, um de seus modelos mais equipados. 

A grande novidade é o aumento na capacidade da bateria, que passará de 86 kWh para 108 kWh. Esse upgrade resultará em um aumento significativo na autonomia, passando de 400 km para impressionantes 530 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Galeria: BYD Tan - lançamento

Além disso, a BYD está melhorando a capacidade de carregamento do SUV elétrico. O Tang agora terá capacidade de carregamento de 11 kW em corrente alternada (AC), um aumento em relação aos 7 kW anteriores, e até 190 kW em corrente contínua (DC).

A performance também recebe destaque na atualização, com motores duplos que oferecem até 517 cavalos de potência, permitindo que o Tang acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4.9 segundos. O chassi também está sendo aprimorado com novos amortecedores ativos para melhorar a dirigibilidade em diversas condições de estrada.

Galeria: BYD Tan 2022 (China)

Embora a BYD não tenha confirmado ajustes nos preços do Tang, a empresa sugere: "Esteja preparado para uma surpresa." Vale destacar que a BYD recentemente reduziu os preços de seus veículos elétricos na Europa, buscando fortalecer sua presença no mercado internacional, incluindo descontos de até 15% em seu modelo mais vendido, o Atto 3 (Yuan Plus), na Alemanha.

Galeria: Flagra: BYD Tan 2024 (BR)

Flagra no Brasil

O BYD Tan foi lançado no início de 2022 no Brasil como o primeiro veículo elétrico da montadora chinesa no país. Alguns meses depois, o SUV elétrico foi visto com mudanças no visual na China, o mesmo estilo que o protótipo da linha 2024 flagrado há poucos meses pelo canal do nosso amigo João Anacleto trazia.

A BYD ainda não confirmou a data oficial de lançamento do BYD Tan 2024 reestilizado, nem se o modelo vendido aqui já terá a opção de bateria maior, o que é bastante provável que aconteça, considerando o seu alinhamento internacional. Atualmente, o SUV elétrico custa R$ 529.890

Fotos: AutoHome / Flagra: João Anacleto