A BYD lançou oficialmente sua nova plataforma dedicada a carros elétricos. Batizada de e-platform 3.0, a nova arquitetura de veículos elétricos 'puros', ou seja, projetados desde o zero para a eletrificação, promete grandes avanços em termos inteligência, eficiência, segurança e estética.

Conforme explicado em um comunicado da gigante chinesa, a e-platform 3.0 visa promover o desempenho dos chamados veículos de nova energia (NEV) em segurança e autonomia em baixas temperaturas, bem como melhorar a experiência de direção inteligente.

Galeria: e-platform 3.0 - BYD

Uma das características fundamentais desta arquitetura é que ela abrangerá vários tamanhos de veículos e terá código aberto para facilitar à indústria promover o desenvolvimento de veículos elétricos inteligentes no mundo inteiro. 

A nova plataforma está sendo lançada com o conceito BYD Ocean-X, um sedã elétrico esportivo de porte médio e alto desempenho. O estudo traz novas experiências em desempenho e direção inteligente graças às baterias de lâmina (Blade) totalmente integradas na estrutura do carro, um trem de força 8 em 1 e uma arquitetura de tração nas quatro rodas.

BYD e-platform 3 (6) - baterias Blade
Bateria de lâmina (Blade)

Mas o grande destaque da e-platform é a possibilidade de autonomia superior a 1.000 km aos carros montados sobre ela. Isso graças ao primeiro trem de força elétrico com módulo '8 em 1' do mundo. Também merece atenção a tecnologia de carregamento rápido que permite alcance de até 150 km após um carregamento de 5 minutos. 

O sistema de resfriamento e aquecimento direto projetado originalmente para as baterias aumenta a eficiência térmica em até 20% enquanto reduz a perda de energia. Além disso, o sistema de bomba de calor, que pode trabalhar em temperaturas de -30 ℃ a 60 ℃, amplia o alcance em até 20% no inverno, uma vez que o sistema aproveita o calor residual do ambiente, do trem de força, do compartimento do passageiro e até mesmo das baterias.

BYD Ocean-X Concept (3)
BYD Ocean-X Concept

Por fim, o sistema elétrico de tração nas quatro rodas permite aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos com baixo consumo de energia se comparado aos modelos com tração nas duas rodas.

Uma das características da e-platform 3.0 é a integração profunda dos sistemas de direção, freio e direção. O primeiro modelo a adotar esse conceito foi o compacto BYD EA1, lançado recentemente na China.

BYD e-platform 3 (4) plugue

Do ponto de vista do design, o veículo apresenta balanços dianteiro/traseiro bem curtos e uma distância entre eixos mais longa, ampliando significativamente o espaço do passageiro, além de uma carroceria baixa em um conjunto que favorece a aerodinâmica do veículo, diminuindo o coeficiente de arrasto para 0,21Cd.

Principais destaques da e-platform 3.0 BYD:

  • sistema operacional de veículo desenvolvido pela BYD (expansível, atualizável e totalmente aberto aos desenvolvedores)
  • os módulos principais são menores, mais leves, mais fortes e com menor consumo de energia
  • uma nova tecnologia de bomba de calor que fornece alcance "até 20% mais longo" no inverno
  • um módulo 8 em 1 recém-atualizado para o sistema de propulsão
  • a eficiência geral aumentada para mais de 89% do consumo de energia por 100 km "reduzida em 10%"
  • 2,9 segundos de aceleração de 0 a 100 km/h 
  • tração nas quatro rodas
  • possibilidade de autonomia de até 1.000 km (provavelmente NEDC)
  • Sistema de bateria 800 V
  • carregamento ultrarrápido: 5 minutos para um alcance de 150 km
  • Bateria de lâmina da BYD - química de lítio-ferro-fosfato (LFP) em um sistema cell-to-pack (CTP) - de série
  • bateria integrada ao design estrutural do veículo, dobrando a rigidez torcional da carroceria 

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Fonte: BYD / Fotos: AutoHome

Galeria: BYD Ocean-X Concept