A BYD iniciou a pré-venda do BYD Dolphin na China. Antecipado pelo conceito EA1, trata-se de um hatchback construído na nova plataforma elétrica da marca chinesa e que estará disponível no mercado local em quatro versões com preços entre 96.800 e 124.900 yuans (R$ 78.400 a 101.000), já considerados os subsídios estatais.
O Dolphin (golfinho) também é o primeiro modelo da chamada "Ocean Family" e o primeiro carro a usar o novo logo da BYD e a e-platform 3.0 da empresa. Essa nova linha se concentrará na produção de veículos totalmente elétricos no futuro, abrangendo uma variedade de segmentos e estilos de carrocerias, lançando modelos que serão batizados como Gaivotas, Focas e Leões-marinhos.
Galeria: BYD Dolphin
A BYD destaca que a nova plataforma não apenas integra e padroniza os componentes principais, "mas também constrói uma estrutura de carroceria totalmente nova, arquitetura digital e elétrica e um sistema operacional de veículos BYD renovado."
Diferente da linguagem de design "Dragon Face", mais agressiva, dos modelos atuais da BYD, o hatch compacto elétrico adota um novo conceito visual de "Estética Marinha", presente em vários elementos na parte externa e interna do carro.
De linhas simples, porém modernas, o formato da carroceria adota formas mais arredondadas, com a dianteira se caracterizando pela grade frontal fechada, elementos em forma de U e para-choque com efeito mais tridimensional, além do novo logo BYD. De uma forma geral, tende a agradar boa parte do seu público-alvo.
Com perfil mais voltado ao público jovem, o BYD Dolphin tem dimensões compactas: 4,15 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,57 metro de altura. No entanto, graças à plataforma elétrica dedicada, a distância entre-eixos é de bons 2,70 metros, na medida de carros de maior porte.
Em termos de propulsão, o BYD Dolphin está equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente com potência máxima de 70 kW (95 cv) e torque de 18,3 kgfm - também há uma versão de desempenho (Knight) com 130 kW (177 cv) e 29,5 kgfm.
Disponível em quatro versões, o hatch está equipado com baterias de lâminas (Blade) de fosfato de ferro e lítio com capacidade de 30,7 kWh e 44,9 kWh, sendo que a autonomia é de 301 km, 401 km e 405 km, de acordo com a versão. Números ainda conservadores, considerando as possibilidades da nova plataforma, que pode comportar carros de alto desempenho e com autonomia de até 1.000 km com uma carga, segundo anunciado.
Após a apresentação e início de pré-vendas na China, o BYD Doplhin deve começar a ser vendido em setembro no mercado local pelos canais digitais de vendas da BYD. Acredita-se que posteriormente o hatch elétrico possa chegar a outros mercados, como a Europa.
Dolphin 30,7 kWh | Dolphin 44,9 kWh | Dophin 44,9 kWh 177 CV | |
Motor | síncrono com ímãs permanentes | síncrono com ímãs permanentes | síncrono com ímãs permanentes |
Tração | dianteira | dianteira | dianteira |
Peso | 1.660 kg | 1.780 kg | 1.825 kg |
Bateria | LFP 30,1 kWh | LFP 44,9 kWh | LFP 44,9 kWh |
Potência de recarga | até 60 kW | até 60 kW | até 60 kW |
Autonomia | 301 km (NEDC) | 405 km (NEDC) | 401 (NEDC) |
Potência | 95 cv | 95 cv | 177 CV |
Torque máximo | 18,3 kgfm | 18,3 kgfm | 29,5 kgfm |
0-50 km/h | 3 "9 | 3 "9 | 3 "0 |
velocidade máxima | 150 km/h | 150 km/h | 160 km/h |
Preço (yuan) | 96.800 CNY | 106.800 CNY | 128.900 CNY |
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Fonte: Auto Home