A cidade de São Paulo (SP) se comprometeu a zerar as emissões da frota de veículos até 2040. A prefeitura da maior cidade do Brasil aderiu à Declaração da COP26 sobre aceleração da transição de carros e comerciais leves com zero emissões. 

O acordo celebrado durante a conferência climática está inserido nos objetivos do Acordo de Paris, e determina em linhas gerais que os governos e prefeituras devem trabalhar para converter toda a sua frota de veículos, incluindo os ônibus, para modelos com zero emissões até o ano de 2035. Cidades como Seul, Nova York e Buenos Aires também assinaram o termo. 

onibus sao paulo

A organização do evento assistiu um vídeo em que entre os participantes a secretária municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy, destaca que a administração municipal trabalha alinhada às metas de descarbonização propostas pela declaração.

"Como cidades, estados e governos regionais, trabalharemos para converter nossas frotas de carros e vans próprios ou alugados em veículos com emissão zero até 2035, o mais tardar, bem como implementar políticas que permitam, acelerem ou de outra forma incentivem a transição para veículos de emissão zero o mais rapidamente possível, na medida do possível, tendo em conta nossos poderes jurisdicionais", destaca o documento.

Segundo comunicado da prefeitura, a cidade de São Paulo possui política de mudanças climáticas instituída pela Lei Municipal 14.933/09, com o seguinte objetivo, destacado no Art. 4º.

"A Política Municipal de Mudança do Clima tem por objetivo assegurar a contribuição do Município de São Paulo no cumprimento dos propósitos da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, de alcançar a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência antrópica perigosa no sistema climático, em prazo suficiente a permitir aos ecossistemas uma adaptação natural à mudança do clima e a assegurar que a produção de alimentos não seja ameaçada e a permitir que o desenvolvimento econômico prossiga de maneira sustentável."

Durante a conferência climática, a cidade de São Paulo também marcou presença no painel "Brazil Climate Action Hub", onde apresentou metas específicas para eletrificar toda a frota de ônibus da capital paulista. 

Fonte: Prefeitura de São Paulo