Já se passaram alguns meses desde a apresentação do Volvo Concept Recharge, um SUV elétrico concebido para suceder o XC90 e ao mesmo tempo uma prévia do próximo padrão visual da marca. Mas isso não é tudo. O conceito é de fato o protagonista do foco na sustentabilidade, destacando por um comunicado que detalha da estratégia de produto da Volvo.
Uma estratégia que tem como objetivo produzir apenas carros elétricos até 2030, seguindo o caminho da eficiência total, não apenas em termos de motorização, e o protótipo do SUV elétrico mostra as diferentes abordagens para tornar os carros elétricos mais eficientes e sustentáveis.
Ao entrar na idade do carro elétrico, a distância que se pode percorrer com uma carga completa é certamente uma consideração fundamental. A abordagem mais simples é adicionar baterias, mas isso não é o mesmo que adicionar um tanque de combustível maior em um carro de combustão. As baterias acrescentam peso e aumentam a pegada de carbono. O que precisamos fazer é aumentar a eficiência geral para aumentar o alcance. Com o Concept Recharge exploramos a relação entre a necessidade de eficiência e o desejo de ter o mesmo espaço, conforto e experiência de condução que os SUV de hoje.
Com estas palavras Owen Ready, chefe de design da Volvo, explica a filosofia por trás da criação do SUV elétrico, enfatizando que o foco na aerodinâmica é uma forma de alcançar maior eficiência, com o Concept Recharge incorporando características inovadoras, tais como detalhes que "suavizam" os fluxos de ar, rodas de liga leve recém-desenhadas, um teto inferior e uma extremidade traseira mais vertical. Tudo isso se traduz em um veículo capaz de cortar melhor o ar, aumentando assim a autonomia.
Também foi dada muita atenção aos pneus, feitos pela Pirelli sem o uso de óleo mineral utilizando 94 materiais reciclados e renováveis, como borracha natural, bio-sílica, rayon e bio-resina, para reduzir o consumo de recursos e o impacto ambiental.
Na cabine há um uso ainda maior de materiais sustentáveis, tanto naturais como reciclados, como a lã sueca de fazendas responsáveis e outros criados a partir de fontes naturais. Por exemplo, para reduzir o uso de plástico, tanto os componentes externos como interior são feitos de compósito de linho.
Também é interessante notar que a Volvo Concept Recharge reduz o impacto de CO2 de todo o seu ciclo de vida em 80% em comparação com um Volvo XC60 de 2018, combinando tudo o que está listado acima com a utilização de energia limpa, desde o fabrico até ao carregamento. Como resultado, a SUV elétrica sueco tem um impacto global de CO2 no ciclo de vida inferior a 10 toneladas.
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