A Volvo é uma das marcas que mais apostam num futuro de carros elétricos. Após anunciar uma grande parceria e projetos ambiciosos para a eletrificação da sua linha, a marca sueca agora apresenta o Volvo Concept Recharge, que é descrito como um olhar para a próxima geração de seus carros totalmente elétricos.

Fiel à herança do design escandinavo, o Concept Recharge segue a filosofia do "menos é mais" em sua essência. Por exemplo, ao retirar a complexidade do motor de combustão interna, os projetistas conseguiram aumentar as proporções do carro para ganhar espaço interno e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência aerodinâmica. 

Galeria: Volvo Concept Recharge

A primeira geração de carros elétricos da Volvo ainda compartilha a plataforma com os carros movidos a motores de combustão interna, o que requer um equilíbrio nas proporções e espaço para poder acomodar o conjunto de baterias e um motor de combustão interna, de acordo com o modelo.

Isso não será mais um problema na próxima geração de veículos elétricos da marca sueca, que será inaugurada por um SUV baseado na nova plataforma SEA, desenvolvida pela proprietária da marca, a chinesa Geely. Diferentemente do XC40 e C40, o novo modelo elétrico terá assoalho totalmente plano, conforme antecipado por este estudo Concept Recharge. 

Com a retirada do motor a combustão e a aplicação de uma bateria que preenche todo o assolho, os designers da Volvo conseguiram aumentar a distância entre-eixos e o tamanho das rodas do veículo. Como esperado, o resultado final apresenta balanços dianteiro e traseiro mais curtos, um amplo espaço na cabine e compartimento para objetos entre os bancos dianteiros. 

Volvo Concept Recharge

No Concept Recharge, esses avanços levaram os designers a reposicionar os bancos, otimizar o perfil do teto e deixar o capô do carro mais baixo, mantendo a posição de dirigir elevada, algo que é apreciado por motoristas de SUVs. Essa abordagem ainda traz ganhos em eficiência e na aerodinâmica em comparação com um SUV típico, o que melhora a autonomia.

Nova linguagem de design

Além da nova concepção, o Volvo Concept Recharge também inaugura uma nova linguagem de design da Volvo. Continuando com o tema 'menos é mais', o novo estilo aposta em um design moderno e mais limpo, sem elementos desnecessários. 

A tradicional grade frontal foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por uma nova interpretação do design 'martelo de Thor' do farol. Isso inclui o gráfico puro habilitado para a tecnologia HD mais recente, que se abre à noite para revelar o conjunto de iluminação. 

Volvo Concept Recharge interior

Lanternas verticais exclusivas ainda carregam a forte herança de design da marca, mas são reinventadas em um conjunto que se integra ao spoiler que se estende em velocidades de cruzeiro mais altas para melhorar ainda mais a aerodinâmica.

"Nosso Concept Recharge representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars, bem como um novo tipo de veículo", disse Robin Page, chefe de design. "Apresenta proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design"

No interior, o novo design se manifesta pelas linhas simples, materiais sustentáveis e uma nova configuração dos bancos, graças ao assolho plano que confere um amplo espaço interno. Uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas abriga o sistema de informação e entretenimento conectado de próxima geração da Volvo. A nova tecnologia promete ser mais lógica e intuitiva de usar.

Em termos de tecnologia, o Concept Recharge aposta na presença de um sensor LiDAR, construído pela empresa de tecnologia Luminar e um ponto crucial no desenvolvimento da marca que é a próxima tecnologia de condução autônoma. O dispositivo fica instalado no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro.

Novo XC60 elétrico

Trazendo as aspirações do conceito para a vida real, podemos ver algo deste novo design no próximo veículo compacto que a Volvo irá lançar até 2023. Ele será um veículo elétrico com proposta urbana - o menor carro elétrico já produzido pela marca, sendo posicionado abaixo da dupla XC40/C40. 

Mas as possibilidades de aplicação mais claras deste novo visual serão vistas na próxima geração do XC60, que promete ser um veículo exclusivamente elétrico e deve chegar ao mercado por volta de 2024. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram