Poucos dias após a chegada do primeiro lote à América Latina, o BYD Han já está à venda na Colômbia. Com lançamento previsto para o início de 2022 no Brasil, o sedã elétrico topo de linha da marca chinesa chega ao país vizinho na versão de alto desempenho com 494 cv de potência e 550 km de autonomia.
De acordo com o site elcarrocolombiano, o BYD Han está sendo vendido pela Motorysa, representante exclusiva da BYD Auto no país sul-americano. A versão do sedã elétrico destinado aos colombianos é a mais completa, com tração integral e diversos equipamentos de segurança e tecnologia.
Vale destacar que na China, o BYD Han também está disponível com um híbrido plug-in e um carro elétrico de longo alcance com variante de tração traseira. O sedã mede 4.980 mm de comprimento, 1.910 mm de largura, 1.495 mm de altura e tem 2.920 mm de distância entre eixos. Além disso, é o primeiro modelo da marca equipado com as baterias Blade Battery de Lítio-Ferrofosfato (LiFePO4) com capacidade de 76,9 kWh e que promete autonomia de 550 km com uma carga pelo ciclo NEDC.
Em termos de trem de força, o BYD Han EV está sendo vendido na Colômbia apenas na variante com motor duplo que entrega 363 kW (494 cv) e 69,3 kgfm, que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos - a velocidade máxima é de 190 km/h.
Bem equipado em termos de recursos de segurança, o sedã elétrico possui freios ABS com EBA e regeneração de energia. Os freios são fornecidos pela Brembo, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
A cabine se destaca pelo acabamento de alto padrão, com revestimentos em couro Nappa, saídas de ar traseiras, painel revestido em couro e madeira, além de elementos em alumínio. A central multimídia, o ar condicionado e outros sistemas são controlados pela tela central de 15,3". O quadro de instrumentos é digital, personalizável e possui 12,3".
O pacote de equipamentos é generoso e conta com conjunto ótico em LEDs, sensor de chuva, retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico, acesso sem chave, teto solar elétrico panorâmico, rodas de liga leve aro 19", bancos dianteiros e traseiros com aquecimento e ventilação, volante com ajuste elétrico, retrovisor interno fotocrômico, sistema de som com 12 alto-falantes, tela LCD para os ocupantes traseiros e sistema de purificação do ar.
A lista de segurança e assistência ao motorista inclui 9 airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, frenagem autônoma de emergência, câmera interna, câmera externa de 360°, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, sistema de permanência em faixa, faróis adaptativos, monitor de pontos cegos e alerta de saída de faixa.
O BYD Han está disponível nas revendedoras locais da marca pelo preço de 259.900.000 pesos, ou R$ 366.200 em uma conversão direta. No Brasil, o sedã elétrico será apresentado nos próximos dias, com a chegada à rede prevista para o começo de 2022.
Fonte: ElCarroColombiano
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro