O novo Kia EV6 está confirmado para o Brasil e já tem unidades no país para o processo de homologação. A informação foi confirmada por José Luiz Gandidi, presidente da Kia Motors do Brasil, durante a live de apresentação do Kia Stonic híbrido leve.
Atualmente o carro elétrico mais moderno da Kia, o SUV é o primeiro modelo da nova geração de veículos elétricos da marca e foi construído na moderna plataforma dedicada e-GMP do Grupo Hyundai, a mesma que serve de base ao 'primo' Hyundai Ioniq 5.
O novo Kia EV6 tem comprimento de 4.680 mm, largura de 1.880 mm, altura de 1.550 mm e distância entre eixos de 2.900 mm. O carro elétrico inaugurou uma nova linguagem de design chamada de 'United Opposites', que se caracteriza principalmente pelo visual de linhas angulosas e bem marcadas.
Inaugurada pelo 'primo' Hyundai Ioniq 5, esta nova plataforma e-GMP se destaca, entre outras coisas, pela arquitetura elétrica de 800 volts e também pelo sistema V2L, que pode fornecer até 3,6 kW de potência para alimentar dispositivos externos. No caso do EV6, ele será o primeiro de sete modelos da Kia a serem construídos nesta base até 2026.
Funcionando com um sistema elétrico de 400 ou 800 volts, dependendo da variante, o Kia EV6 tem entre as principais vantagens a possibilidade de recarregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos em todas as versões. Já a bateria de 77,4 kWh pode recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 4 minutos - ambas as situações em condições ideais.
Serão duas opções de baterias: 58 kWh e 77,4 kWh. Em ambos os casos pode-se escolher a configuração com um único motor elétrico e tração traseira ou com dois motores, dispostos um por eixo e com tração nas quatro rodas.
O modelo com bateria de 58 kWh pode ter um único motor elétrico para 170 cv de potência, ou dois motores para 235 cv e torque máximo de 61,7 kgfm. Nesta última configuração o carro pode acelerar de 0 a 100 em 6,2 segundos.
Já o EV6 com bateria de 77,4 kWh tem 229 cv na versão com um motor e 325 CV na versão com dois motores. O primeiro possui autonomia de 510 km no ciclo WLTP e o segundo, que cai para cerca de 400 km, acelera de 0 a 100/h em 5,2 segundos.
No topo do gama o destaque é a versão GT, que adota a configuração com bateria maior e dois motores elétricos que entregam juntos 585 cv de potência e 75,4 kgfm de torque. Vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 260 km/h.
Em termos de tecnologia, comodidade e segurança o EV6 está repleto de novidades e conta com quadro de instrumentos digital, head up display, sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 12", atualizações remotas, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa ativo e frenagem de emergência.
As versões superiores podem contar com o Safe Exit Assist (SEA), uma função que visa prevenir colisões laterais, Highway Driving Assist 2 (HDA 2) para monitorar a manutenção da distância de segurança do veículo da frente com base na velocidade e o Remote Smart Parking Assist (RSPA), para estacionar o carro utilizando apenas o controle remoto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, se torna o elétrico mais vendido da marca
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Kia EV9 elétrico, que virá ao Brasil, começa a ser entregue nos EUA
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Kia EV6 GT, o carro elétrico da Copa do Mundo virá ao Brasil em 2023