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Fabricante do fuzil AK-47 irá produzir carros elétricos

A empresa russa Kalashnikov está trabalhando no desenvolvimento de dois veículos de emissão zero

Kalashnikov UV-4

De armas a carros elétricos é apenas um passo. Pelo menos para a Kalashnikov, a empresa russa famosa pelo conhecido rifle automático AK-47 que também se lançou no campo da mobilidade e está desenvolvendo sua própria linha de veículos elétricos.

O fabricante russo vem trabalhando nisso há alguns anos e já em 2018 apresentou o protótipo UV-4: um veículo movido a bateria de quatro portas que agora, através de uma série de imagens divulgadas por ocasião do registro de patentes, parece destinado a entrar em produção.

Carro elétrico - Kalashnikov
Carro elétrico - Kalashnikov
Carro elétrico - Kalashnikov

3 ou 4 rodas

A Kalashnikov tem a intenção de produzir tanto a versão de quatro rodas e quatro portas quanto a mais compacta, com apenas 3 rodas e 2 portas. Falando no modelo maior, a aparência definitiva da versão de produção não difere muito do protótipo. Tem 3,4 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,7 metro de altura.

Ainda não se sabe se o veículo elétrico em questão terá como foco principal as operações militares ou se será um modelo "civil". Por mais espartano que seja, ele ainda deve ser equipado com ar condicionado, aquecimento, sistema de informação e entretenimento, quadro de instrumentos digital e suspensão regulável. O comunicado à imprensa ainda informa que o veículo possui "baixo risco de incêndio e explosão em caso de acidente".

Segundo o fabricante, o UV-4 deve ter um motor capaz de entregar 68 cv e atingir os 80 km/h de velocidade máxima. Com um peso de apenas 650 kg, o veículo tem autonomia estimada de cerca de 150 km, mas ainda não foram revelados detalhes sobre a bateria.

Além do veículo de quatro rodas, como mencionado, a Kalashnikov também planeja um triciclo com uma única roda na traseira. O modelo compartilha a parte frontal com o UV4, mas tem um carroceria mais compacta, com formas mais arredondadas e sem portas. Equipado com teto solar, pode acomodar 2 ocupantes.

Considerando que o projeto está em desenvolvimento há pelo menos três anos, acredita-se que a estreia no mercado possa acontecer em 2022. A conferir.