O primeiro carro elétrico com produção em larga escala na Rússia começa a sair da linha de montagem até o final do ano. Após passar por dificuldades e atrasos no cronograma, o elétrico urbano chamado Zetta finalmente teve seu lançamento confirmado pelo governo russo. 

Trata-se de um veículo elétrico de três portas que será produzido na fábrica de Togliatti, na região de Samara. Segundo o site sputniknews a confirmação foi dada em uma fala do ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, no começo desta semana.

"Zetta é o menor carro elétrico, que está sendo desenvolvido e passando por testes finais; esperamos lançar sua produção em série até o final deste ano", afirmou Manturov em entrevista à TV russa RBK.

Galeria: Zetta - carro elétrico russo

O Zetta é um carro elétrico urbano com 3 metros de comprimento para dois ocupantes e tração dianteira que alcança a velocidade máxima de 120 km/h. Ele é equipado com uma bateria de apenas 10 kWh, que promete autonomia de 180 quilômetros com uma única carga. No entanto, mais detalhes sobre versões e opções de baterias devem ser divulgados nos próximos meses. 

O preço do modelo urbano na configuração básica será de 550.000 rublos (R$ 39.500), o que o colocará entre os carros elétricos mais baratos do mundo e dará início a expansão dos carros elétricos na Rússia. 

Vale lembrar que o início de produção do pequeno carro elétrico estava previsto inicialmente para 2020, mas sofreu atrasos por conta da pandemia e problemas de financiamento 

Na verdade, o início de produção em massa do Zetta é parte de um plano mais amplo do governo russo para começar a fazer a transição energética e atingir uma taxa de participação de 10% dos carros elétricos e zero emissões no mercado local em 2030. 

A estratégia também inclui investimentos na infraestrutura de hidrogênio, incluindo a previsão de lançamento de um carro movido a células de combustível totalmente nacional chamado Aurus, que chegará ao mercado em 2024. 

"Em 2024, estamos planejando desenvolver um modelo produzido em massa para ser apresentado ao mercado", disse o ministro.

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: SputnikNews