page ad skin

Carro elétrico da BYD para o 'Uber chinês' é flagrado no Brasil

Monovolume BYD D1 foi lançado recentemente na China e flagrado em testes nas ruas de São Paulo (SP)

Flagra-BYD-D1-carro-elétrico-_1_

Enquanto se prepara para lançar os primeiros carros elétricos no Brasil, os modelos BYD Han e BYD Tan, a marca chinesa BYD teve um terceiro veículo flagrado em testes nas ruas de São Paulo (SP). Trata-se do BYD D1, um monovolume elétrico lançado recentemente na China. 

Fotografado na capital paulista pelo leitor Felipe Fortunatti, o BYD D1 é um dos modelos mais recentes na linha de carros elétricos da BYD e se destaca por contar com as últimas tecnologias da marca chinesa, como as baterias de lâminas (Blade) e sistemas auxiliares de condução (Nível 2). 

Flagra-BYD-D1-carro-elétrico-_2_

Visualmente, o BYD D1 aposta no estilo monovolume, com linhas retas e sóbrias. Há quem diga que ele remeta em alguns aspectos a modelos como a dupla VW ID.3 e ID.4, pelo formato da dianteira, rodas, faróis, linha de cintura e teto bicolor. No entanto, seu principal trunfo é a versatilidade e o amplo espaço interno. 

Recheado de tecnologia, o modelo pode ser equipado com um sistema de condução autônoma nível 2, volante inteligente e ainda sistema de segurança móvel, reconhecimento facial, assistente de voz com Inteligência Artificial, entre outros.  

BYD D1 (DiDi)
BYD D1 (DiDi)
BYD D1 (DiDi)

Desenvolvido na China, ele foi pensado desde o início como um carro para compartilhamento, inicialmente para atender ao gigante chinês da mobilidade Didi Chuxing, um dos principais rivais internacionais do Uber, mas também está sendo vendido para clientes particulares.  

O BYD D1 mede 4.390 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.650 mm de altura, enquanto que o entre-eixos é de bons 2.800 mm. O motor elétrico entrega 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, enquanto a velocidade máxima é limitada em 130 km/h. As modernas baterias de lâmina com 53 kWh garantem autonomia para 418 km com uma carga pelo ciclo NEDC.

Ainda não sabemos os planos exatos da BYD para o D1 no Brasil. No entanto, a marca anunciou uma grande ofensiva de carros elétricos para o país e irá apresentar ainda neste ano o sedã elétrico Han e o SUV elétrico Tan, deixando o caminho aberto para mais lançamentos nos próximos meses (um lançamento a cada 3 meses, nas palavras da própria empresa).   

Apenas como referência, o BYD D1 está sendo vendido na China ao preço de 151.800 CNY (R$ 133.200) - a meta é ousada, com o objetivo de comercializar globalmente mais de 10.000 unidades por mês, a maioria esmagadora, no próprio país de origem.