A fabricante nacional de carros elétricos Kers Tecnologia em Mobilidade Sustentável revelou nesta semana o projeto do seu primeiro veículo elétrico em Maringá (PR). Batizado de Wee, o modelo tem proposta urbana, autonomia de até 400 km e pode chegar ao mercado em 2022.
O Kers Wee é um carro elétrico de três rodas para dois ocupantes equipado com condução semiautônoma e proposta exclusivamente urbana. Seu destaque é o baixo custo de produção, usando apenas componentes nacionais. A empresa estima que seu custa seja até 60% menor se comparado ao concorrente importado mais barato do mercado.
O protótipo foi construído em fibra de vidro, mas o Wee na versão de produção será feito em aço estampado. A empresa não revelou detalhes técnicos sobre o trem de força ou baterias, mas anunciou que o modelo estará disponível em variantes com autonomia entre 100 e 400 km com uma carga - a velocidade máxima será de 100 km/h.
Segundo a Kers, o preço final do Wee pode ficará na casa dos R$ 95.000. Atualmente, o carro elétrico mais barato à venda no Brasil é o JAC e-JS1, que custa a partir de R$ 159.900 - em breve, a Renault promete baixar esse valor de entrada com a chegada do Kwid elétrico.
O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo de Maringá, Marcos Cordiolli, disse à CBN Maringá que a montadora está decidida a se instalar na cidade. No entanto, a administração municipal ainda não faz alarde e diz que a notícia só poderá ser comemorada após os investidores garantirem a viabilidade do projeto.
Todo o ferramental para a produção já foi adquirido e a fábrica da Kers em Maringá (PR) terá capacidade para produzir 10.000 carros elétricos por ano, usando apenas componentes 100% nacionais - a produção utilizará a linha de montagem modular e contará com a consultoria de engenheiros da Karmann-Ghia.
Fonte: CBN, GMC Online
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos