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Citroën e-Jumpy e Peugeot e-Expert são lançados no Brasil

Furgões elétricos chegam ao país com preço de R$ 329.990 e autonomia de até 330 km

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A Stellantis anunciou nesta segunda-feira (29) o lançamento dos furgões elétricos Citroën e-Jumpy e Peugeot e-Expert no Brasil. Ambos os utilitários fazem parte da ofensiva de veículos elétricos do grupo e chegam ao mercado nacional com preço de R$ 329.990, autonomia de até 330 km e permitindo às pessoas habilitadas com a CNH de categoria B conduzirem os veículos. 

A chegada dos modelos ao país vem dentro de uma estratégia de eletrificação do portfólio das marcas Peugeot e Citroën, com promessa de novos lançamentos em breve e também de liderança de mercado no país nas vendas de veículos comerciais com propulsão elétrica. 

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Trata-se de atender a uma demanda cada vez maior das empresas por veículos zero emissões, com operações mais sustentáveis e dentro da diretriz ESG (Ambiental, Social e Governança) agregando valor aos seus negócios e também se beneficiando da manutenção e custo de operação mais baixos no longo prazo. 

Compartilhando a plataforma EMP2, tanto o e-Expert quanto o e-Jumpy são produzidos na Europa e vendidos por lá desde o início do ano. Para o Brasil, as empresas confirmam que os furgões elétricos passaram por ajustes na suspensão, com a adoção de molas mais firmes e nova calibração para se adaptar às condições do pavimento no país. 

Por dentro, os furgões elétricos Peugeot e Citroën contam com painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia.

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Peugeot e-Expert (BR)

No console fica a central de controles de condução, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias. 

Em termos de condução, há três opções disponíveis: modo “Eco” com foco a otimização do consumo de energia, o “Normal” que garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” que prioriza o desempenho - os modelos e-Jumpy e e-Expert podem ser conduzidos com um só pedal. 

A central multimídia possui tela sensível ao toque de 7” é opcional, que além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento com Android Auto e Apple Carplay, dispõe de câmera de ré com visão 180º e vista superior do veículo. 

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Ambos são impulsionados por um motor elétrico que gera 100 kW (ou 136 cv) e 26,5 kgfm de torque, sempre com tração dianteira. Isso permite aceleração de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. Os modelos estão sendo oferecidos com a bateria de 75 kWh.

Para a recarga, os utilitários são equipados com um carregador de bordo trifásico de 11 kW. Pensando no esquema de trabalho das empresas, o tempo de carregamento rápido CC de 0 a 80% da capacidade pode ser feito em cerca de 45 minutos (75 kWh) usando um carregador de 100 kW. Em termos práticos, uma simples parada para acomodar objetos ou cargas para transporte.

Em termos de infraestrutura para carregamento, os clientes dos furgões elétricos contarão com a parceria da WEG para a oferta de carregadores e das soluções de recarga mais adequadas a cada caso - na ocasião, a WEG está anunciando o lançamento de uma nova estação de recarga compacta de 30 kW para frotistas. 

A Peugeot e a Citroën reforçam ainda que a rede de concessionárias está sendo adaptada para receber os furgões elétricos, com destaque para o plano de revisões com preço 60% mais barato em comparação aos similares à diesel.

Capacitação de 100% da rede para reparos e revisões em veículos elétricos, a partir do início de 2022;

  • Call center dedicado e prioritário para veículos elétricos;
  • Roadside assistance em território nacional, 24 horas, 7 dias por semana.

Especificações:

  • Autonomia de até 330 km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO;
  • Recarga rápida: até 80% em 45 minutos;
  • Volume de carga de 6,1m3 e 1 tonelada de capacidade de carga;
  • Largura útil de 1,25m entre as caixas de rodas: o que permite o transporte de paletes por exemplo;
  • Portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante;
  • Altura de 1.94m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem;
  • Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;
  • Garantia: 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração.

Fonte: Citroën/Peugeot