A Peugeot confirmou que lançará a sua van 100% elétrica, a e-Expert, no Brasil ainda em 2021. O anúncio foi feito pelos executivos da marca durante o lançamento do novo e-208 GT, primeiro eletrificado da marca no país. A estratégia é certeira, pois o segmento de veículos comerciais elétricos é um dos que mais crescem no mercado brasileiro.

Embora tenha confirmado o lançamento, a marca francesa não divulgou detalhes ou configurações da e-Expert. No entanto, provavelmente seguirá a mesma estratégia do e-208 GT de trazer configuração idêntica à oferecida na Europa. Isso significa que a van Peugeot e-Expert, construída na plataforma 'multi-energia' EMP2, pode chegar ao nosso mercado com duas opções de autonomia.

Na primeira configuração, a e-Expert tem o esquema de bateria de 50 kWh composta por 18 módulos, o que confere autonomia de 230 km no ciclo WLTP. Já a segunda opção traz a bateria de 75 kWh, composta por 27 módulos e autonomia de 330 km no mesmo padrão europeu.

Em ambos os casos, o motor elétrico gera 100 kW (ou 136 cv) e 26,5 kgfm de torque, sempre com tração dianteira. Isso permite à van elétrica acelerar de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos, atingindo a velocidade máxima de 130 km/h.

Visão geral do painel da van elétrica Peugeot e-Expert
Painel de instrumentos da van elétrica Peugeot e-Expert
Detalhe do sistema elétrico da van Peugeot e-Expert

Para a recarga, a van elétrica pode vir com um carregador de bordo monofásico com 7,4 kW ou trifásico de 11 kW. Pensando no esquema de trabalho das empresas, o tempo de carregamento rápido CC de 0 a 80% da capacidade pode ser feito em aceitáveis de 30 minutos (50 kWh) ou cerca de 45 minutos (75 kWh) usando um carregador de 100 kW. Em termos práticos, uma simples parada para acomodar objetos ou cargas para transporte.

A data exata de lançamento, primeiros mercados nacionais que serão atendidos e preços ainda não foram divulgados.

Traseira da van elétrica Peugeot e-Expert